Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Miacis

Book Shelf: Review #5 Ender's Game

Já há muito tempo que não se fazia um book review. E desta vez quase que podia ser livro e filme. Mas não, infelizmente ainda não fui ver mas estou empolgada, porque depois de ter lido o livro e ter a história fresquinha não podia estar mais com vontade de ver o filme. Falo claro do "Ender's Game".
Para quem gosta de jogos psicológicos, este livro é perfeito. Não é ao estilo Dan Brown, nem nada que se pareça. Pelo menos na minha opinião, até porque enquanto no Dan Brown não sabemos que esses jogos estão a acontecer, aqui o leitor sabe porque no início de cada capítulo há sempre um pequeno excerto de conversa entre as personagens responsáveis pela intriga principal da história e portanto sabemos mais ou menos qual o objetivo, e poderá-se então deduzir ao longo do capítulo o que irá o porque de certa ação estar a decorrer.
Esta história reúne uma série de ingredientes que o tornaram numa história de fição científica bem apetitosa: uma ficção científica pura, com uma pitada de filosofa política, estratégias militares q.b., acompanhada de jogos psicológicos, tudo regado por um fio de moralidade. Orson Scott mereceu bem os prémios que teve!
A história desenvolve-se num futuro bem afastado do nosso presente. Embora já tenhamos dominado viagem no espaço, ainda estamos muito no inicio. O nosso planeta foi alvo de dois ataques de uma espécie alienígena com o comportamento típico de insetos coloniais como as abelhas e as formigas e encontramo-nos à espera do terceiro ataque. É nessa espera para a terceira e ultima invasão que a história começa.A humanidade já se encontra com restrição de natalidade, sendo só permitido 2 filhos por casais no entanto Ender, a personagem principal foi uma excepção, autorizado a ser concebido por ordem militar. Porquê? Porque o exército (americano, óbvio...) procura entre as crianças, desde o seu nascimento através de câmaras incorporadas no seu corpo, os que apresentam melhores capacidades para se juntarem ao exército, mas a demanda principal é procurar o melhor dos melhores para ser o comandante de toda a frota. Porque crianças para um exército? Porque são persuadidos muito facilmente.
O grosso da história propriamente dito é o treino de Ender. O que eu gostei bastante e ao contrário do que muitos pensam (embora já tenham saído estudos que contrariem) é que muito do treino psicológico decorria através.. de jogos de computador. Interessante, no minímo.
O fim, não é previsivel, mas há medida que nos vamos aproximando do fim do livro, começamos a detetar um certo padrão que nos leva a concluir, receosamente e muito timidamente, o final. Fiquei atordoada, posso confessar, porque embora eu tenha descoberto o final  umas páginas antes do fim, ainda assim não acreditava. Depois percebem.
No entanto a mensagem final, numa história com uma componente militar elevada, é sublime. Aliás, é de ficar surpreendido pois após todo o desenvolvimento e todo um objetivo e, a questão final ser, quase o oposto. Eu não quero spoilar, mas quero que leiam porque vão perceber o que quero dizer e que de fato tem muito haver com a nossa mente humana egocêntrica.
Aconselho este livro para quem gosta de ficção cientifica sem o fantástico. É perfeito. É uma leitura simples, leve. Mas com um enredo muito rico.
With love,
Sofia G.

BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves, curiosa sem fim, 28 anos com muitas coisas que quero fazer. Ou estou no ginásio, ou na praia, ou em casa a ler um bom livro, ou a tratar das minhas plantas e animais. O “The Daily Miacis” é um reflexo meu.

thedailymiacis@gmail.com

@thedailymiacis

BLOG ON FACEBOOK

Some blog design Written by Joana

Mensagens

Copyright © The Daily Miacis