Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Miacis

Breath in.. and Yoga

Quem segue a página do facebook do blog, sabe que eu sou uma aficionada por yoga. Pois é, esta pequena atividade que começei no verão no ano passado, tornou-se algo que agora não consigo passar um dia sem pensar nisso.
Não pratico todos os dias (ainda!), mas estou a tentar aos poucos e poucos incluir esse evento nas minhas tarefas diárias. Mas para isso tenho que começar também a por certos limites para mim, e reorganizar ( e forçar-me a cumprir), que ando com a minha agenda muito desorganizada... Mas isso é tema para outro post!
Se forem como eu, bem céptica a tudo quanto falam que faz milagres, provavelmente já vos passou a cabeça que o Yoga é só mais uma moda oriental que os ocidentais tentam usar a seu favor e, sempre de uma forma alterada do original, ao nosso estilo de vida.
Mas realmente, todos os prós que se fala que o Yoga faz à nossa saúde, tanto física como mental, é verdade.
Primeiro de tudo: para realmente fazer o efeito têm que entrar no espírito. Ora bem, se vão para a aula, ou mesmo em casa, e começam a dizer para que raio estou aqui a fazer "ouummmmmm" ou acham que o exercício não faz nada, meus amigos aí é que não vai fazer mesmo nada. Tem que libertar todos os pensamentos da vossa cabeça, e deixarem-se ir, relaxar.
Segundo: não é um exercício cardio, portanto se vão com ideia de que vão emagrecer com o Yoga, abriguem o vosso cavalo. Porque é que não disse tirem o vosso cavalinho da chuva? Porque não emagrecem logo, mas com o tempo, o aumento de exercício, ajudará, mas, e aqui está a palavra mestra, o Yoga é um estilo de vida também. Ajudar-vos-á a percepcionar o mundo de outra forma, a reagir a certos assuntos de outra forma. O simples fato de nos ajudar a reduzir o stress, só isso altera a nossa forma de viver o dia-a-dia. Por exemplo, nestes últimos meses com a minha dissertação, o Yoga ajudou me a relaxar e muitos. As técnicas de respiração usadas para a meditação são uma óptima de forma de em 10 minutos pararmos um pouco e acalmarmos. Ou mesmo quando tinha problemas em adormecer: não há nada como fazer uns minutos de respiração Kapalabhati e depois uma respiração completa a respirar pelo fundo da garganta para acalmar a pulsação.
 
Os beníficios do Yoga são multidisciplinares, de uma certa forma:
- é uma forma de nos auto conhecer ajudando na resolução dos nossos problemas do dia-a-dia e a equilibrar o nosso estado emocional
- aumenta a nossa flexibilidade, e a nossa capacidade muscular. Eu fiz ballet quando era pequena e sempre tive muita flexibilidade e agora estava a perde-la o que não queria e com o Yoga ela já está toda em dia. E nunca tive muita força de braços, aliás se fizesse 5 flexões era um must. Agora já consigo fazer os mergulhos sem me desfazer, e consigo aguentar um minuto em prancha como se nada fosse.
- melhora em muito a nossa respiração e a nossa capacidade pulmonar. Para uma pessoa com asma, como o meu caso, é só mais uma valia. E também para o stress, ansiedade e nervosismo. Para quem pratica desportos cardio, o Yoga é o perfeito complemento para aumentar e reforçar a capacidade respiratória. Eu que nunca consegui correr muito, já estava a conseguir correr qualquer coisa. Mas agora com a doença que tive em Dezembro baixei outra vez. Mas nada que com o tempo recupere. Só espero é que esta chuva pare, porque é difícil com esta chuva que cai infinitamente.
- aumenta a nossa concentração. Sem terem que tomar comprimidos, não é bom?
Não há nada como experimentar! Podem se deslocar a algum centro que tenha Yoga ou mesmo um professor, de uma forma geral a primeira aula costuma ser só experimental. Mas, e é mais uma vantagem do Yoga, na Internet não falta vídeos, com noções básicas e movimentos básicos. E podem praticar onde quiserem, outra vantagem: em casa, na praia, no monte. Desde que tenham um colchão, o resto é a vossa escolha.
Deixo aqui o link de uma página que descobri no outro dia, que é um desafio de 30 dias de Yoga, em que todos os dias recebem um vídeo na vossa caixa de e-mail com pequenos exercicios de yoga. É grátis, não te qualquer contrapartida. Se experimentarem, digam a vossa experiência. Eu estou a começar!
With love,Sofia G

BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves, curiosa sem fim, 28 anos com muitas coisas que quero fazer. Ou estou no ginásio, ou na praia, ou em casa a ler um bom livro, ou a tratar das minhas plantas e animais. O “The Daily Miacis” é um reflexo meu.

thedailymiacis@gmail.com

@thedailymiacis

BLOG ON FACEBOOK

Some blog design Written by Joana

Mensagens

Copyright © The Daily Miacis