Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Miacis

Breath in.. and Yoga

Quem segue a página do facebook do blog, sabe que eu sou uma aficionada por yoga. Pois é, esta pequena atividade que começei no verão no ano passado, tornou-se algo que agora não consigo passar um dia sem pensar nisso.
Não pratico todos os dias (ainda!), mas estou a tentar aos poucos e poucos incluir esse evento nas minhas tarefas diárias. Mas para isso tenho que começar também a por certos limites para mim, e reorganizar ( e forçar-me a cumprir), que ando com a minha agenda muito desorganizada... Mas isso é tema para outro post!
Se forem como eu, bem céptica a tudo quanto falam que faz milagres, provavelmente já vos passou a cabeça que o Yoga é só mais uma moda oriental que os ocidentais tentam usar a seu favor e, sempre de uma forma alterada do original, ao nosso estilo de vida.
Mas realmente, todos os prós que se fala que o Yoga faz à nossa saúde, tanto física como mental, é verdade.
Primeiro de tudo: para realmente fazer o efeito têm que entrar no espírito. Ora bem, se vão para a aula, ou mesmo em casa, e começam a dizer para que raio estou aqui a fazer "ouummmmmm" ou acham que o exercício não faz nada, meus amigos aí é que não vai fazer mesmo nada. Tem que libertar todos os pensamentos da vossa cabeça, e deixarem-se ir, relaxar.
Segundo: não é um exercício cardio, portanto se vão com ideia de que vão emagrecer com o Yoga, abriguem o vosso cavalo. Porque é que não disse tirem o vosso cavalinho da chuva? Porque não emagrecem logo, mas com o tempo, o aumento de exercício, ajudará, mas, e aqui está a palavra mestra, o Yoga é um estilo de vida também. Ajudar-vos-á a percepcionar o mundo de outra forma, a reagir a certos assuntos de outra forma. O simples fato de nos ajudar a reduzir o stress, só isso altera a nossa forma de viver o dia-a-dia. Por exemplo, nestes últimos meses com a minha dissertação, o Yoga ajudou me a relaxar e muitos. As técnicas de respiração usadas para a meditação são uma óptima de forma de em 10 minutos pararmos um pouco e acalmarmos. Ou mesmo quando tinha problemas em adormecer: não há nada como fazer uns minutos de respiração Kapalabhati e depois uma respiração completa a respirar pelo fundo da garganta para acalmar a pulsação.
 
Os beníficios do Yoga são multidisciplinares, de uma certa forma:
- é uma forma de nos auto conhecer ajudando na resolução dos nossos problemas do dia-a-dia e a equilibrar o nosso estado emocional
- aumenta a nossa flexibilidade, e a nossa capacidade muscular. Eu fiz ballet quando era pequena e sempre tive muita flexibilidade e agora estava a perde-la o que não queria e com o Yoga ela já está toda em dia. E nunca tive muita força de braços, aliás se fizesse 5 flexões era um must. Agora já consigo fazer os mergulhos sem me desfazer, e consigo aguentar um minuto em prancha como se nada fosse.
- melhora em muito a nossa respiração e a nossa capacidade pulmonar. Para uma pessoa com asma, como o meu caso, é só mais uma valia. E também para o stress, ansiedade e nervosismo. Para quem pratica desportos cardio, o Yoga é o perfeito complemento para aumentar e reforçar a capacidade respiratória. Eu que nunca consegui correr muito, já estava a conseguir correr qualquer coisa. Mas agora com a doença que tive em Dezembro baixei outra vez. Mas nada que com o tempo recupere. Só espero é que esta chuva pare, porque é difícil com esta chuva que cai infinitamente.
- aumenta a nossa concentração. Sem terem que tomar comprimidos, não é bom?
Não há nada como experimentar! Podem se deslocar a algum centro que tenha Yoga ou mesmo um professor, de uma forma geral a primeira aula costuma ser só experimental. Mas, e é mais uma vantagem do Yoga, na Internet não falta vídeos, com noções básicas e movimentos básicos. E podem praticar onde quiserem, outra vantagem: em casa, na praia, no monte. Desde que tenham um colchão, o resto é a vossa escolha.
Deixo aqui o link de uma página que descobri no outro dia, que é um desafio de 30 dias de Yoga, em que todos os dias recebem um vídeo na vossa caixa de e-mail com pequenos exercicios de yoga. É grátis, não te qualquer contrapartida. Se experimentarem, digam a vossa experiência. Eu estou a começar!
With love,Sofia G

BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

Mais sobre mim

foto do autor


Some blog design Written by Joana

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Copyright © The Daily Miacis