Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Miacis

Cactus Collection // Pequeno Guia das Suculentas & Cactos

 

A pedido de várias familias (não foram muitas.. vá foi a Heidiland), resolvi fazer um post acerca de mais informação sobre cactos e suculentas. E como é algo que me dá imenso prazer, aqui está uma pequena colectânea de informação que fiz sobre cactos/ suculentas e sobre os que são preferível para interior. Vamos a uma aulinha de biologia primeiro?

  • Suculentas são plantas que apresentam orgão como folhas, caulas ou raízes capazes de armazenar água quando existe abundância da mesma, para sobreviver nas épocas de escassez. Durante os períodos de abundâncias o caula "incha", e quando existe dimunuição de água, ele contrai.
  • Dentros das suculentas temos os cactos que são os nativos da América do Sul, e que possuem a auréola que é a principal diferença para as suculentas. A auréola, é o arranjo radial dos espinhos onde aparecem os rebentos e flores; esse arranjo difere bastante ao longo dos géneros. Por isso se diz todos os cactos são suculentas, mas nem todas as suculentas são cactos
  • Outra confusão recorrente, é entre suculentas/cactos com euphorbias. Euphorbias, podem ter espinhos, e quase nenhuma folha, mas não tem auréola. E se cortarmos uma zona da planta, o liquido que sai é pegajoso e opaco, quase leitoso. Enquanto que numa suculenta/cacto é transparente.
  • Suculentas/cactos são plantas que gostam muito de sol. Contudo nem todas gostam de muito sol direto, só gostam da luz e podem até queimar. Já me aconteceu em alguns exemplares que tinha. Ainda assim são plantas que precisam de algumas horas de luz : numa sala com luminosidade, numa beira da janela, numa marquise, são alguns dos sitios ideiais. Não esquecer que consoante a exposição solar/ quantidade de horas de sol, tem que se planear bem a água que se vai fornecer.

Mas agora perguntam quais os que são melhores para o interior. Temos que pensar no inicio. Ou seja, temos espécies de suculentas/cactos de deserto e de selva. Logo aqui podemos facilmente ver os que toleram mais sol e os que não toleram, bem como graus de humidade. Por isso, quando comprarem / receberem / herdarem/ roubarem uma suculenta/cacto tentem saber qual a espécie. Existem muitos grupos no facebook onde ajudam muitas páginas na internet com informação, e livros.Se comprarem, geralmente hoje em dia já vem um papel com o nome da espécie que já ajuda, assim podem procurar mais informação. E também já sabem que água deitar. Mas geralmente não muda muito: no Verão uma vez por semana, no Inverno dependendo do local onde estão, mas uma a duas por mês. São plantas que morrem mais por zelo em excesso do que por falta de cuidados.

Resumindo :

 

Identificar o tipo de Suculenta%2FcactoVerificar s

 

O ultimo ponto parece um pouco "esquecam tudo o que disse e façam como quiserem" mas não é bem isso que quero dizer. Eu e o meu pai temos várias espécies de suculentas em comum e uns proporam comigo e outras com o meu pai. E por vezes é por coisas como o local onde está, mais sol menos sol.

 

Acabo com uma lista de espécies que são apreciadores de mais horas de sombra.

  • Crassula ovata "Gollum" - Tenho duas, uma com um tom mais verde que o outro. Gosta de algum sol direto mas não muitas horas. 

IMG_9372.JPG

IMG_9999.JPG

 

  • Gasteria acinacifolia - tive uma destas mas morreu... (Nero tratou do assunto). Mas é uma espécie que gosta de sombra, e bastante água.
  • Arbusto Jade Anão (ou Elephant Food), Portucalaria afra . Na foto é a do lado esquerdo, mas esta é o arbusto jade, só.

IMG_0025.JPG

  •  Aeonium urbicum - Faceis de crescer. A foto não é relativa a A. urbicum mas pertence ao género.

 

 

IMG_0044.JPG

 

  • Agave attenuata - quase todas do agave gostam de umas horas de sol.
  • Aloe aristata - Penso que é o aloe zebrado que lhe chamam. São de meia-sombra
  • Echeveria derenbergii -  Estas são perfeitas para um parapeito de uma janela. Precisam de bastante luz, e precisam de uma rega abundante nos tempos mais quente, mas é preciso ter um bom solo com boa drenagem, a água não pode ficar muita retida senão apodrece as raizes. Retirar as folhas podres à medida que a planta cresce.
  • Sempervivium sp. - Sempervivium  é uma das minhas favoritas. As formas não variam muito, mas variam muito em cor, tamanho e textura. São nativas de ambientes alpinos, ou seja locais agrestas, secos e frios. Estão são fáceis de manter, porque não requerem muito água, nem solos ricos. Como o próprio nome indica "sempre vivas", crescem imenso. Estas são próprias para a varanda ou a parte de fora de um parapeito de uma janela. Na foto é a que está do lado direito. No lado esquerdo está Haworthia, que também não é muito apreciadora de muito sol direito.

IMG_1193.JPG

Sinceramente,

Assinatura.png

 

 

5 comentários

  • Imagem de perfil

    The Daily Miacis 10.10.2016

    Ahahha por acaso tens porque te lembras te de uma questão importante :)

    Eu tenho a minha gasteria numa prateleira na marquise. Eles não chegam la mas os gatos não se lembram muito de ir brincar com os cactos. Olha são mais loucos os cães nesse aspeto.

    Mas experimenta! Não tens muito a perder :)
  • Imagem de perfil

    Heidiland 10.10.2016

    Sou uma poço de ideias para os outros

    Tenho o desgosto de perder o cacto se ele morrer Neste momento estou a tentar que a nossa salsa não morra. Acho que a reguei demasiado.
  • Imagem de perfil

    The Daily Miacis 10.10.2016

    LOL com o cacto ainda matas mais facilmente com excesso de água. Mas, é uma questão de tentares. Compra um pequenino como os que têm no Ikea :)

    E é uma questão de te lembrares que o tens de regar, de vez em quando :P E aromáticas é mais dificil na minha opinião. Eu comprei a minha stevia, durou um ano, cresceu tanto que a tive de podar. Depois morreu com cochinilla. Já vou na 3 que compro e têm me morrido todas nem sei porque :|
  • Imagem de perfil

    Heidiland 10.10.2016

    Eu gosto de ter ervas aromáticas para colocar na comida, mas irrita-me a sua fragilidade. Dou-me melhor com bichinhos de quatro patas
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.


    BLOGGER
    Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

    thedailymiacis@gmail.com

    Mais sobre mim

    foto do autor


    Some blog design Written by Joana

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub
    Copyright © The Daily Miacis