Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Miacis

Conviver com a Ansiedade & Sociedade

f75eccfb74cbea9977437d1b191b81ee.jpg

Há certos assuntos tabus na nossa sociedade, sussurrados em conversas perdidas, criando julgo a outras pessoas. A ansiedade/depressão é um deles.

 

Todos já passamos por isso, julgar facilmente. Se alguém tem alterações de humor, ou é nervosa e facilmente quebra, ou é muito fechada e brusca. Facilmente nos sai,  a expressão "ele é tolinho" ou "não bate bem".

Agora coloquem uma tag nessa pessoa com uma doença psicológica como ansiedade, depressão. Qualquer erro, qualquer falha, vai ser como consequência desse estado. E assim se prejudica uma pessoa porque facilmente cria situações em que a pessoa ou não é levada a sério, ou então simplesmente nem é considerada no que quer que seja.

Acrescentem a esta receita que já vai um pouco azeda, um ser com ansiedade/depressão mas funcional. Muitas vezes principalmente em estados depressivos avançados, existem alguns casos que as pessoas ficam completamente alteradas, porque isto depende muito de pessoa para pessoa e contextos. Mas noutros casos são simplesmente pessoas, como eu e  outros tantos que andam por aí mas não se fala muito, em que combatem silenciosamente este estado psicológico, mas são totalmente funcionais, por vezes até mais que outros considerados normais. Admitir em público com esta aparência que a maior parte julga "normal" que se sofre de ansiedade ou que tenho um problema de saude que advém da ansiedade, acabará em dois tipos de situação: pena ou então pensam que sou tolinha e quero chamar a atenção.

 

Eu não me abro muito acerca da minha situação. Não gosto muito de falar porque me é intimo, porque sou eu, é "eu" que no fundo está a batalhar e está a sofrer e em último recurso a gerir esta situação, e porque não me sinto à vontade. A verdade é esta. Não me sinto à vontade porque não quero que me julguem. Não me importo com o que os outros pensam de mim, a sério. Mas sei que por vezes mesmo não tendo em conta o que os outros pensam acerca de nós, sofremos as consequências indiretas disso, quer queriamos quer não. "Em terra de lobos não sejas ovelha" não há um ditado assim? É como não querer ter filhos já nos colocam de parte porque "Ui temos o tempo livre, não sabes o que é ter filhos, porque não tens de chegar a casa e fazer de comer e lava-los, e etc etc" não, mas também tenho vida, também tenho que fazer de comer para mim porque não nado em dinheiro e não tenho escravos. 

 

Infelizmente, ainda existe muito, um vínculo entre ansiedade a pessoas com faculdades baixas, ou com tendência para chamar a atenção para elas. A sociedade, por muitas doenças psicológicas novas que existam nos nossos tempos, ouvimos nomes novos volta e meia nas redes noticiárias, mas não estamos preparados para lidar com isso. No dia a dia, facilmente esquecemos que somos humanos, e que todos temos uma história que nenhuma é igual que nos podes abater, mas que no fundo somos humanos e queremos continuar.

 

Penso que talvez poderia ter outra postura. Talvez partilhar mais com as pessoas que me rodeiam poderia primeiro ensinar os outros a conviver com tal, e segundo fazia me melhor. A verdade é que ainda não fui prejudicada por tudo o que referi, mas também porque sou muito discreta acerca do assunto. Tento ser em meia medida: falo quando é necessário abrir o assunto com alguém. Mas não é trazido à luz do dia sem razão. 

 

Vocês, que pensam acerca do assunto?

 

Sinceramente,

20099812_ua1Qu.png

 

 

 

7 comentários

Comentar post


BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

Mais sobre mim

foto do autor


Some blog design Written by Joana

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Copyright © The Daily Miacis