Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Miacis

Dentro de uma Árvore de Natal

[caption id="" align="aligncenter" width="278"] Noite dos Pirilampos no Parque Biologico da Gaia[/caption]
Já foi há mais de duas semanas que fui, mas só deu agora para falar dele. 
Todos os anos, por volta desta época que o Parque Biológico da Gaia promove esta iniciativa, muito bem recebida pelo público: uma noite de pirilampos. Consiste numa volta pelo parque, ás escuras portanto quem não se sente bem a andar no escuro é melhor não ir que ainda são 40 minutos a andar no escuro, e ver os pirilampos. Dito assim parece um pouco ridiculo, mas garanto que não é. É lindo! Mágico até por um lado. Há partes que parece que estamos dentro de uma árvore de Natal. Só se vê pontos brancos por todo o lado, à nossa volta, à beira do nosso cabelo. E por muito que seja tentador apanhar os pirilampos para traze-los para casa para por a brilhar no quarto, resistam. Não tem a mesma magia que visto ali. Até porque, estes pequenos bichinhos brilhantes estão numa semi-extinção portanto temos mais é que os proteger Aliás, devia ser mesmo engraçado ficar lá a dormir. Quem sabe um dia não se poderá...
[caption id="" align="aligncenter" width="272"] Uma das espécies de Pirilampo, que voa e a luz é intermitente[/caption][caption id="" align="aligncenter" width="490"] Outra espécie de Pirilampo que não voa , e a luz é fixa[/caption]
 Agora é ir ver o Parque de dia que é lindo, um sitio óptimo para se estar tanto para adulto como crianças. Salvo erro, são 2,8 km a volta completa com imensas coisas para se ver e sentir. E o preço que se paga não é nada quando se sabe que é para ajudar a manter aquilo :)
Quanto aos pirilampos, não tantos como no Parque, mas também temos perto da nossa casa, pelo menos eu da minha. No Rio Neiva, nas zonas de vegetação fechada, tem pirilampos. Quem quiser ir ver, é a partir da hora do luz-que-fusco. Mas deixem os frascos de vidro em casa! 
E antes que me esqueça, deixo aqui site que serve para as pessoas anotaram as espécies de animais ou plantas que viram e o local. Pode ajudar bastante pessoas, como vocês, e também para trabalhos científicos quando se trata de procurar locais onde possam existir tais espécies.
http://www.biodiversity4all.org/index.cfm?p=8DE5DEBB-CC56-556E-12B425DF57A0057C
Até á próxima!

BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

Mais sobre mim

foto do autor


Some blog design Written by Joana

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Copyright © The Daily Miacis