Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Miacis

O que é preciso é organização

Sou uma pessoa que, sabe se organizar, mas depois não cumpre o que tem planeado. É verdade, sou uma desgraça. Tenho imensos cadernos: uma agenda, um com apontamento do que quero fazer, outro com ideias, outro com coisas que tenho de comprar. Para as coisas mais importantes, e que não podem ser esquecidas de qualquer forma, tenho post its espalhados por todo o lado. Ou seja, também é uma organização desorganizada.
Mas o conceito do Bulltet Journal veio mudar isso. Aliás, é uma ideia tão simples, que já me passou pela cabeça, só não soube foi trabalha-la.
O que é o Bullet Journal? É uma plataforma tão potente como as actuais digitais, mas feita para os old school como eu, que gosta é de escrever à forma antiga: com lápis e caneta numa folha de papel orgânica. Basicamente o que acontece é, todas os blocos e caderninhos que se tem espalhados, ficam incorporados num só. Ou seja, eu falo por experiência própria, é óptimo. Os caderninhos não cabem todos na bolsa/mochila quando se sai de casa, e parece de propósito e naquele dia precisávamos do caderno x para assentar esta ideia ou aquele apontamento.
Assim, temos tudo num, sempre à nossa mão. No site do Bullet Journal, que podem dar uma espreitada e onde é explicado todos os pormenores de uma forma simples e rápida, dão de opinião utilizar um Moleskine para este nosso potente caderno. Óbvio, a escolha fica ao critério de cada um. Eu, detentora de uma quantidade considerável de cadernos ainda por utilizar, andei a escolher qual seria o mais prático para utilizar. No entanto, acabei por comprar um novo, não gastando o que já tinha o que é pena. Mas passo a explicar o porquê: um dos principais conceitos deste caderno é nós escrevemos a planificação mensal e diária. Ou seja, num mês podemos escrever muito, no outro pouco e não queria andar a dizer este mês terá esta quantidade de páginas e aquele x, e depois não tinha que chegasse para um e tinha a mais para outro. Seria uma má gestão de recursos. Pensei vou comprar uma capa de argolas A5 e assim vou colocando folhas à medida que uso, mas descobri na Stapples os cadernos da própria marca Arc, que o conceito é mesmo cadernos personalizáveis. Melhor não podia haver! Ou seja nós pomos as folhas que queremos (quantidade e tipo) e podemos apetrechar com mais um molho de apps, por assim dizer. Eu comprei uma bolsa de plástico e falta-me comprar a lista de compras.
Para além do conceito de ter tudo num caderno só, este caderno com a anotação das tarefas diárias e principais acontecimentos, permite-nos avaliar ao longo do tempo o que realmente fazemos, isto é se realmente fomos honestos no que escrevemos. Ou seja, no final do podemos rever e dizer " Bolas, este ano fiz muita coisa que me comprometi".
Como podem ver, eu dividi o meu caderno em 4 partes: Today (onde tenho a planificação mensal e diária), Collections (onde aponto por mês o que quero ler, ver, ou o que li e vi de cinema, séries, etc), Miscellaneous (onde aponto frases, receitas, trabalhos que quero fazer) e Ideias (onde aponto coisas que me poderão ser necessárias, quase como umas guidelines). Mantenho na mesma a minha agenda e o meu caderno dos cálculos mensais. Mas aqui está o fantástico desta ideia simples, é que é tão plástica que nós podemos fazer à nossa medida com os nossos gostos e juntando com o caderno Arc, podemos indo alterando à nossa velocidade.
With love,Sofia G

4 comentários

Comentar post


BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves, curiosa sem fim, 28 anos com muitas coisas que quero fazer. Ou estou no ginásio, ou na praia, ou em casa a ler um bom livro, ou a tratar das minhas plantas e animais. O “The Daily Miacis” é um reflexo meu.

thedailymiacis@gmail.com

@thedailymiacis

BLOG ON FACEBOOK

Some blog design Written by Joana

Mensagens

Copyright © The Daily Miacis