Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Miacis

O que é preciso é organização

Sou uma pessoa que, sabe se organizar, mas depois não cumpre o que tem planeado. É verdade, sou uma desgraça. Tenho imensos cadernos: uma agenda, um com apontamento do que quero fazer, outro com ideias, outro com coisas que tenho de comprar. Para as coisas mais importantes, e que não podem ser esquecidas de qualquer forma, tenho post its espalhados por todo o lado. Ou seja, também é uma organização desorganizada.
Mas o conceito do Bulltet Journal veio mudar isso. Aliás, é uma ideia tão simples, que já me passou pela cabeça, só não soube foi trabalha-la.
O que é o Bullet Journal? É uma plataforma tão potente como as actuais digitais, mas feita para os old school como eu, que gosta é de escrever à forma antiga: com lápis e caneta numa folha de papel orgânica. Basicamente o que acontece é, todas os blocos e caderninhos que se tem espalhados, ficam incorporados num só. Ou seja, eu falo por experiência própria, é óptimo. Os caderninhos não cabem todos na bolsa/mochila quando se sai de casa, e parece de propósito e naquele dia precisávamos do caderno x para assentar esta ideia ou aquele apontamento.
Assim, temos tudo num, sempre à nossa mão. No site do Bullet Journal, que podem dar uma espreitada e onde é explicado todos os pormenores de uma forma simples e rápida, dão de opinião utilizar um Moleskine para este nosso potente caderno. Óbvio, a escolha fica ao critério de cada um. Eu, detentora de uma quantidade considerável de cadernos ainda por utilizar, andei a escolher qual seria o mais prático para utilizar. No entanto, acabei por comprar um novo, não gastando o que já tinha o que é pena. Mas passo a explicar o porquê: um dos principais conceitos deste caderno é nós escrevemos a planificação mensal e diária. Ou seja, num mês podemos escrever muito, no outro pouco e não queria andar a dizer este mês terá esta quantidade de páginas e aquele x, e depois não tinha que chegasse para um e tinha a mais para outro. Seria uma má gestão de recursos. Pensei vou comprar uma capa de argolas A5 e assim vou colocando folhas à medida que uso, mas descobri na Stapples os cadernos da própria marca Arc, que o conceito é mesmo cadernos personalizáveis. Melhor não podia haver! Ou seja nós pomos as folhas que queremos (quantidade e tipo) e podemos apetrechar com mais um molho de apps, por assim dizer. Eu comprei uma bolsa de plástico e falta-me comprar a lista de compras.
Para além do conceito de ter tudo num caderno só, este caderno com a anotação das tarefas diárias e principais acontecimentos, permite-nos avaliar ao longo do tempo o que realmente fazemos, isto é se realmente fomos honestos no que escrevemos. Ou seja, no final do podemos rever e dizer " Bolas, este ano fiz muita coisa que me comprometi".
Como podem ver, eu dividi o meu caderno em 4 partes: Today (onde tenho a planificação mensal e diária), Collections (onde aponto por mês o que quero ler, ver, ou o que li e vi de cinema, séries, etc), Miscellaneous (onde aponto frases, receitas, trabalhos que quero fazer) e Ideias (onde aponto coisas que me poderão ser necessárias, quase como umas guidelines). Mantenho na mesma a minha agenda e o meu caderno dos cálculos mensais. Mas aqui está o fantástico desta ideia simples, é que é tão plástica que nós podemos fazer à nossa medida com os nossos gostos e juntando com o caderno Arc, podemos indo alterando à nossa velocidade.
With love,Sofia G

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

Mais sobre mim

foto do autor


Some blog design Written by Joana

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Copyright © The Daily Miacis