Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Miacis

Pintar com Henna - a experiência

Depois de falar de pintar o cabelo com tratamento quimico, é um pouco contra-producente falar de pintar com produtos naturais. Contudo, não venho aqui pregar qual deles é o melhor nem nada disso. 

 

Venho antes demais partilhar a minha experiência, e partilhar um pouco do que aprendi do que fui pesquisando na Internet. A Henna, como muitos devem saber é um corante natural extraido de uma planta com o mesmo nome. Quimicamente, é uma molécula laranja, daí que quando os cabelos são pintados com henna ficam com os reflexos laranjas potenciados. No entanto, sendo um componente natural, não tem a mesma potencia que um tratamento quimico, e por isso a sua capacidade de coloração vai depender da cor base onde vai atuar, ou seja quanto mais claro o cabelo, melhor atua a Henna, quando mais escuro menos coloração. Por isso também temos de aprender que existem mais dois tipos de plantas que geralmente são adicionadas em conjunto com a Henna: a cassia e o indigo. A Cassia tem uma molécula de cor clara potenciando os loiros, e o Indigo uma molécula escura. Misturando este tipo de corantes conseguimos potenciar diferentes tons. 

96924278c0d682de7872c844e42a589a (1).jpg

 

 

Contudo a minha experiência com Henna foi bem simples. Comprei já um pacote, para potenciar o louro. A experiência foi engraçada e aqui vou contar alguns pontos para quem quiser experimentar, já ter em conta.

  • Por mais água que coloquem, o produto final vai ser sempre pastoso.

Eu coloquei o mínimo que diziam nas instruções, e achei que estava demasiado grosso para conseguir colocar no meu cabelo. E fui adicionando água quente. A pasta continuava grossa, por isso desisti e resolvi colocar à mão ao contrário do que li na internet que se podia colocar perfeitamente com pincel. 

 

  • Protejam o local de coloração muito bem

Aquilo vai soltar imensos bocadinhos de tinta para o chão, para a roupa, para a cara. Por isso protejam tudo muito bem. Se quiser façam na banheira porque assim é mais fácil de limpar ao contrário de mim que fiz na cozinha... Coloquem uma toalha ou vistam mesmo uma espécie de parka para a chuva que assim é só passar por água imediatamente, e protejam bem a cara, e as mãos. Coloquem com luvas, vais doer no cabelo mas não ficam com as unhas uma miséria.

 

  • Protejam bem a cabeça depois de acabado

Sim, coloquem bem o papel de aluminio ou o plastico aderente, e por cima coloquem uma touca por cima, porque pode cair ainda bocados de tinta depois, e assim aquece mais a cabeça, de forma a tinta pernetrar melhor

 

  • Usem uma tolha que não se importem de ficar manchada.

O mesmo equivale para a roupa.

 

  • O cabelo vai ficar a cheirar a ervas mesmo depois de lavar com shampoo

Não foi uma coisa que me incomodou muito, mas ainda assim não é muito simpático andar com o cabelo a cheirar a ervanária. 

 

  • Expectativas: eram, eram grandes

Nem muitos reflexos tive, mas isso sou eu que tenho a minha base um pouco escura. Nem a raiz ficou disfarçada.

 

  • Coloquem e esqueçam

Aquilo diz no minimo duas horas, mas se deixarem 4 horas, ou mais não faz mal. Quanto mais tempo, mais efeito, maior penetração

 

  • A coisa ficou feia: tens de esperar para reparar

Tão cedo não podes pintar no cabeleireiro.

184bed942ab44ddb2ee028e865abc06e (1).jpg

Depois de todos este "senãos", dizem vocês então para que raio se há de pintar com henna? Ora bem, quem só quiser reflexos é uma boa opção, porque a Henna para além de pintar também é um bom tratamento par ao cabelo. Faz uma hidratação profunda ao cabelo, e no caso de cabelos com queda ou finos é um tratamento que se devia fazer recorrentemente porque alimenta o cabelo. Existe a Henna neutra que convém lerem bem os ingredientes porque muitas vezes essa neutra tem Cassia ou Senna que é a que dá os reflexos neutros, que é possivel utilizar só para tratar o cabelo. Procurem e pesquisem até se fartarem, porque existem várias misturas, e vários truques. Por exemplo se misturarem henna com sumo de limão dizem que também ajuda a aloirar, e folhas de camomila também potencia. Por exemplo henna com canela também potencia as cores quentes.

Podem comprar em vários sítios: online como no ebay, na Lush, ou mesmo numa ervanária. Eu por exemplo comprei na Ervanária Portuense.

 

E vocês, já tinham experimentado?

 

Fonte Imagens: Pinterest

 

Sinceramente,

Assinatura.png

 

 

12 comentários

Comentar post


BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves, curiosa sem fim, 28 anos com muitas coisas que quero fazer. Ou estou no ginásio, ou na praia, ou em casa a ler um bom livro, ou a tratar das minhas plantas e animais. O “The Daily Miacis” é um reflexo meu.

thedailymiacis@gmail.com

@thedailymiacis

BLOG ON FACEBOOK

CLUBE LEITURA COMPANHIA DA TINTA

Parceria


Some blog design Written by Joana

Mensagens

Copyright © The Daily Miacis