Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Miacis

Por arieiros..

Ontem, lá fui eu e a Joana, para a Figueira da Foz, mais concretamente Tocha, para uma actividade de Verão promovida pelo "Ciência Viva", para Monotorização de Charcos e observar toda a vida que existe num espaço tão pequeno e muitas vezes menosprezados por muitos. 
Um dia enublado é verdade, mas como todos sabem bom para os anfibios.
E, andamos por o meio dos arieiros,  que se formaram pensa-se porque o Mondego teria dois locais onde desaguava: uma a montante da Serra da Boa Viagem e uma a jusante, até que se chamaria a Ilha da Boa Viagem antigamente. Mas depois com o desflorastamento do tempo dos romanos e as obras, os sedimentos arrastados, acabariam por "tapar" a foz a norte da Serra, o que levou a uma erosão de tal forma que a linha de costa afastou-se. Criou se assim um pinhal com areia branca :) E, como é uma zona de mata nacional, e com caça permitida, criaram-se alguns charcos artificiais, e outros naturais, com uma quantidade de vida linda. E, tivemos sorte: tivemos o prazer de ver uma boa parte dela.
[caption id="" align="aligncenter" width="490"] Uma borboleta que não estava com muita vontade de levantar voo[/caption][caption id="" align="aligncenter" width="490"] Uma aranha que não me lembro da Familia, mas que estava muito bem da vida a comer uma Libélula escarlate[/caption][caption id="" align="aligncenter" width="490"] Girino de Rã verde (Pelophylax perezi)[/caption][caption id="" align="aligncenter" width="490"] Adulto de Rã verde (Pelophylax perezi)[/caption][caption id="" align="aligncenter" width="490"] Girino de Tritão Marmorado (Triturus marmoratus)[/caption][caption id="" align="aligncenter" width="490"] Salamandra de Costelas Salientes (Pleurodeles waltl), o maior anfibio que temos[/caption][caption id="" align="aligncenter" width="490"] Cobra de Água Viperina (Natrix maura)[/caption][caption id="" align="aligncenter" width="490"] Descubram a rã verde :)[/caption][caption id="" align="aligncenter" width="490"] Larvas de Libélula e de Libelinha. A que parece uma aranha é a da Libelula que é o que nos chamamos vulgarmente tira-olhos, e a mais fininha do lado esquerdo é de uma libelinha[/caption][caption id="" align="aligncenter" width="490"] Cobra Lisa Meridional (Coronella girondica) salva de um buraco num local de tratamento de água residuais[/caption]
 Depois de visitar cerca de 6 charcos, em locais diferentes, e de muita areia tirada dos sapatos, e muitas camarinhas comidas,ficamos para a saída noturna. Com um pouco de chuva a acompanhar ( pouca como quem diz) tivemos uma sorte grande. Excepto que fotos só temos uma, porque o resto já estava sem bateria ou então deixavamos o material no carro, encontramos sapos parteiros, sapos comuns (Bufos bufos) aos montes, um sapo de verrugas verdes, e a unica foto que tenho, uma larva de um sapo de unha negra. 
Aliás, o sapo parteiro, tem uma história engraçada, que havia um concurso: quem encontra-se um sapo parteiro com ovos ganhava um maracujá. Aqui está, o meu merecido prémio por o ter encontrado :)
[caption id="" align="aligncenter" width="490"] Girino de sapo de una negra (Pelobates cultripes)[/caption]
Depois, na estrada, que parecia um campo minado com anfibios em lugar de minas para não os atropelar claro, vimos outra cobra de água viperina (Natrix maura) que esqueci-me do facto de quando estão com medo exalam um cheiro muito mau pela cloaca, e eu estava a segura-la exactamente nesse sitio. Fiquei com um cheirinho muito bom ^^ Mas foi muito bom e falo por mim, mas a Joana sei que sim, iamos de novo. Está marcado, para o próximo Abril :) Agora deixo-vos para ir aspirar o carro!
(Maior parte destas fotos são cortesia da Joana)
Até á próxima!

BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves, curiosa sem fim, 28 anos com muitas coisas que quero fazer. Ou estou no ginásio, ou na praia, ou em casa a ler um bom livro, ou a tratar das minhas plantas e animais. O “The Daily Miacis” é um reflexo meu.

thedailymiacis@gmail.com

@thedailymiacis

BLOG ON FACEBOOK

Some blog design Written by Joana

Mensagens

Copyright © The Daily Miacis