A dieta do Marshmallow #5
Esta espécie de confessionário de uma pessoa que sempre teve problemas de peso, acabou de tomar um rumo mais sério. Tive que me vergar, admitir que não estava a fazer a coisa correta porque a verdade é que quanto mais ouvimos e fazemos, há coisas que não podem co -existir certo? Quanto mais simples melhor, e foi isso que me aconteceu. Fui a uma nutricionista.
No meu trabalho comentaram acerca do trabalho dela, o preço é agradável, como também o modo como ela trabalha. Fui ao Gabinete de Nutrição da Hélia Barros, que, por sua vez, no local onde moro é conhecida por trabalhar muito com atletas. Na minha cabeça é bom sinal, porque tem uma formação de medicina desportiva, dá uma visão mais correta do que o nosso corpo precisa. Isso e porque acho que não seria daquelas que me iria retirar muita comida!
Fui na sexta passada, e honestamente fui para lá derrotada. Tinha sido uma semana em que a auto estima relativa ao peso não tinha andado bem. A verdade é que achava que a balança já tinha avariado, porque ela não saia daquele peso. Quando cheguei à nutricionista, verifiquei que afinal é mesmo o meu corpo que estancou, gostou daquele número e parou.
Quando falamos em voz alta e para outra pessoa, é o que por vezes precisamos para nos fazer tomar consciência do assunto em si. E aconteceu me várias vezes na consulta. Como realmente nunca tive tanto peso na minha vida como tenho agora, como embora tenha cuidado nos hidratos, a verdade é que podia fazer uma dieta melhor.
No entanto, sai de lá contente. Não só pelo plano que me deu, que só durará numa primeira fase 15 dias, mas porque os meus índices corporais, não estão mal. Sim tenho excesso de peso isso não há dúdiva, e embora não é tanto relativamente ao limite (afinal existem vantagens em ser alta!), tenho que perder essencialmente gordura na barriga. Mas a massa muscular está no ponto correto e objetivo até é manter mesmo aquele número, a quantidade de água, está também no ponto certo e não tenho que aumentar ao que já bebia (2 L por dia, só tenho é que dividir melhor pelo dia). A minha surpresa foi no meu metabolismo basal. Pensei que com a medicação que tomei, e que ainda estou a tomar uma parte, e com a minha tendência a ter peso, estivesse muito baixo, mas a verdade é que está a mil trezento e qualquer coisa e o valor minimo é mil quatrocentos e qualquer coisa. Para mim foi mesmo uma surpresa porque eu estava a apontar o meu metabolismo basal para os 1000-1100.
Surpresa foi também no meu plano alimentar, mas para isso tenho que vos contar a parte inicial da consulta. É que a nutricionista faz nos uma entrevista. Sim, horário e tipo de trabalho, treino e historial de treino, como é o treino, quais os nossos horários de comer e o que comemos, incluindo marcas, pergunta as nossas opcções, o que gostamos o que não gostamos, como cozinhamos, tudo o que possam imaginar nas pequenas coisas do dia ela anota tudo. E no final faz um plano consoante tudo o que foi dito. O meu plano não mudou nas horas, somente no fim de semana porque eu por vezes nem lanchava e tenho que começar a lanchar duas vezes por dia. E as coisas que tenho de restringir são minimas relativamente ao que fazia. Aliás acrescentei algumas que eu tinha cortado.
De manhã nestes 15 dias, o pequeno almoço é 2 barras weetabix sem sabor (mas posso acrescentar um quadrado de chocolate negro!) com 5 c. sp de iogurte grego Milbona magro, 100 gr de fruta e o meu habitual café. A meio da manhã, que eu só comia uma peça de fruta, tenho que comer 100 gr de uma fruta, um skyr to go ou 150 ml de um skyr liquido (já provei o Sky to go de baunilha que nem conhecia e adorei!) e se for dia de treino, neste lanche ainda tenho de comer mais 2 marinheiras. Ao almoço é o meu normal quase, sopa e um prato com carne/peixe, salada e 2 colheres de sopa de arroz/massa ou 2 batatas pequenas ou 80 gr de batatas doces. E depois dois lanches o primeiro é 2 bolachas de arroz com uma c.chá de manteiga de amendoim mais 100 gr de fruta, e o segundo gelatina com queijo quark!!! No jantar é igual ao almoço mas sem os hidratos, e depois a ceia, que essa vá é que me custa porque é bebida vegetal com uma barra de weetabix.
Estou a comer coisas que tinha cortado desde Janeiro, como Skyr, tinha cortado pela quantidade calórica, estou a comer ao almoço durante a semana arroz ou massa, e as tostas de arroz ja nem me lembro quando foi a última vez que comi! E não me tiraram a manteiga de amendoim nem o meu chocolate preto!
No final desta semana vou me pesar a ver se há diferença. E estou a contar com alguma alteração no meu metabolismo no final dos 15 dias.
Wish me luck!
Sinceramente,