Barras de cereais com mel sem glúten
Com a minha mudança para uma alimentação sem glúten, uma das coisas que mais me custou foi os lanches por inacreditável que seja. Quase tudo tem trigo, e com este frio não é todos os dias que tenho vontade de só lanchar fruta. Então resolvi, fazer umas barras de cereais sem glúten. Como tinha bastante sementes e frutos secos, resolvi misturar tudo e fazer. Correu muito bem na minha opinião, só há um problema que não consegui resolver: tê-las fora do frigorifico. Começam a "aquecer" e o mel derrete. Ou seja eu fi-las mas tenho as comido em casa. São a única que tenho este problema? Sei que existem várias receitas na internet. Todas mandam colocar no frigorifico e tirar depois, mas a verdade é que se tiro derretem. De qualquer forma partilho a receita, que não é bem uma receita, mas mais umas linhas guias, porque fiz, como se costuma dizer, a olho. Penso que depende dos gostos e do que têm para a aproveitar, que dá sempre jeito.
Ingredientes:
- Um mix de sementes da Seara
- 6 nozes (descaquei)
- 6 castanhas do maranhão
- 3 colheres de sopa de amêndoa ralada
- 3 colheres de sopa de côco ralado
- Meia chávena de mel
- 2 colheres de sopa de ágave
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Misturei tudo muito bem. Depois coloquei papel vegetal numa forma quadrada, e espalhei esta pasta de sementes, e fui amassando com uma colher para ficar direito. Polvilhei metade com côco ralado.
Depois de estar 15-20 minutos no forno desenfornei, cortei em rectângulos e deixei 1 hora no frigorifico. Após isso guardo-as no congelador, para conservação, retirando-as uma hora ou duas antes de comer.
Sinceramente,