Bitaite da Sexta #38
Ontem foi o dia internacional da mulher.
Eu acho que celebrar o feminismo é uma obrigação. Somos mulheres, somos fortes e frágeis ao mesmo tempo! Como acho que celebrar o machismo, ser homem, também o é. Acho que devemos celebrar a diferença dos géneros.
O dia internacional da mulher foi criado porque vários crimes foram cometidos na luta das mulheres pela igualdade do género, nomeadamente o célebre incêndio que matou tecelãs fechadas numa fábrica após uma greve para reivindicar melhores direitos de trabalho e igualdade de géneros.
O dia da mulher não devia ser celebrado, pois nem devia ser colocada a questão de igualdade de género :mulher e homem são um ser humano e por isso deviam ser tratados como iguais. Penso que não há mais básico que isso.
Por outro lado acho que devia ser um dia para se celebrar A MULHER porque verdade seja dita: há super mulheres. Super mães, super empregadas, super esposas, super filhas, super irmãs, super ser humanos. Super pessoas. E são essas mulheres que nos fazem ver que a igualdade de género nem devia ser colocada porque elas fazem tudo eficazmente e por isso deviam ter as mesmas condições.Se virmos a evolução do papel da mulher na sociedade ao longo dos tempos tem sido uma luta sem fim. E não devemos esquecer dos grandes exemplos que existem. Mulheres que foram ostracizadas pela sociedade, e mortas para lutar por um lugar igual da mulher na sociedade. Já muito conseguimos, mas ainda há coisas que não perderam o seu vínculo há antiguidade. E isso vê se no ambiente empresarial, noto claramente uma discrepância salarial vs esforço/tarefas a realizar vs reprensão relavatimente a elementos com a mesma posição e de o sexo masculino. A mulher recebe menos, tem que se esforçar mais e quando erra, é mais facilmente repreendida. Tenho sorte que por acaso eu trabalho numa empresa de uma área geralmente relacionada com o mundo dos homens, mas que por acaso a gerência são mulheres, e muitos dos cargos de chefia são mulheres. O que mostra que com vontade fazemos tudo. Contudo nem tudo é perfeito.
Embora eu tenha os "meus quês" nesta nova onda de feminismo porque há certas coisas que acho que já estão a cair no radicalismo, a luta só deve acabar quando houver igualdade. Porque somos diferentes e a diferença deve ser celebrada, quer queriamos quer não as estruturas cerebrais são diferentes, a biologia é diferente e o homem tem mais jeito para outras coisas que as mulheres. Mas caimos no erro quando fazemos disso uma generalização, e por isso quando um homem quer ser dançarino e uma mulher mecânica, devem ser ambos tratados como igual ao outro género.
E por isso o dia da mulher devia ser festejado, não para nos libertamos das amarras do papel de mulher, mas para mostrar que as amarras foram o que nos fizeram, E por isso somos poderosas!
Sinceramente,