Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Miacis

Bitaite da Sexta #38

ceramics (7).png

 

 

Ontem foi o dia internacional da mulher.

 

Eu acho que celebrar o feminismo é uma obrigação. Somos mulheres, somos fortes e frágeis ao mesmo tempo! Como acho que celebrar o machismo, ser homem, também o é. Acho que  devemos celebrar a diferença dos géneros.

 

O dia internacional da mulher foi criado porque vários crimes foram cometidos na luta das mulheres pela igualdade do género, nomeadamente o célebre incêndio que matou tecelãs fechadas numa fábrica  após uma greve para reivindicar melhores direitos de trabalho e igualdade de géneros.

O dia da mulher não devia ser celebrado, pois nem devia ser colocada a questão de igualdade de género :mulher e homem são um ser humano e por isso deviam ser tratados como iguais. Penso que não há mais básico que isso.

 

Por outro lado acho que devia ser um dia para se celebrar A MULHER porque verdade seja dita: há super mulheres. Super mães, super empregadas, super esposas, super filhas, super irmãs, super ser humanos. Super pessoas. E são essas mulheres que nos fazem ver que a igualdade de género nem devia ser colocada porque elas fazem tudo eficazmente e por isso deviam ter as mesmas condições.Se virmos a evolução do papel da mulher na sociedade ao longo dos tempos tem sido uma luta sem fim. E não devemos esquecer dos grandes exemplos que existem. Mulheres que foram ostracizadas pela sociedade, e mortas para lutar por um lugar igual da mulher na sociedade. Já muito conseguimos, mas ainda há coisas que não perderam o seu vínculo há antiguidade. E isso vê se no ambiente empresarial, noto claramente uma discrepância salarial vs esforço/tarefas a realizar vs reprensão relavatimente a elementos com a mesma posição e de o sexo masculino. A mulher recebe menos, tem que se esforçar mais e quando erra, é mais facilmente repreendida. Tenho sorte que por acaso eu trabalho numa empresa de uma área geralmente relacionada com o mundo dos homens, mas que por acaso a gerência são mulheres, e muitos dos cargos de chefia são mulheres. O que mostra que com vontade fazemos tudo. Contudo nem tudo é perfeito.

 

Embora eu tenha os "meus quês" nesta nova onda de feminismo porque há certas coisas que acho que já estão a cair no radicalismo, a luta só deve acabar quando houver igualdade. Porque somos diferentes e a diferença deve ser celebrada, quer queriamos quer não as estruturas cerebrais são diferentes, a biologia é diferente e o homem tem mais jeito para outras coisas que as mulheres. Mas caimos no erro quando fazemos disso uma generalização, e por isso quando um homem quer ser dançarino e uma mulher mecânica, devem ser ambos tratados como igual ao outro género.

E por isso o dia da mulher devia ser festejado, não para nos libertamos das amarras do papel de mulher, mas para mostrar que as amarras foram o que nos fizeram, E por isso somos poderosas!

 

Sinceramente,

20099812_ua1Qu.png

 

2 comentários

Comentar post


BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

@thedailymiacis

Mais sobre mim

foto do autor


BLOG ON FACEBOOK
Clube Companhia da Tinta's currently-reading book montage
Clube Companhia da Tinta 25 members
As várias vidas que vivemos pelos livros que lemos, é o que nos leva a participar neste clube. Ler bem e bem ler. Blog: https://companhiadatinta.blogs.sapo.pt/ Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/1183466295088711/?source=create_flow

Books we're currently reading

A Senhora da Magia A Senhora da Magia
by Marion Zimmer Bradley
Start date: March 1, 2018

1984 1984
by George Orwell
Start date: March 1, 2018



View this group on Goodreads »

Some blog design Written by Joana

Copyright © The Daily Miacis