Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Miacis

Carta da treta da Troika

Proclamação de Raiva

Hoje escrevo um protesto em tom de raiva. Têm sido uns anos merdosos, mas estas últimas semanas têm sido desesperantes. O receber seguido de "não foi seleccionada", ou então o nem receber nada, começa me a criar uma tempestade dentro de mim que não tem solução de acalmar: é raiva, é frustração, é medo, e tudo acaba em tristeza, pura e crua.

Sei que não sou a única, mas sinto me só. Sinto me só nesta luta de conseguir um trabalho, de começar a criar um futuro, ou pelo começar a criar os alicerces para dali começar a construir. Sinto me só, sinto me triste, sinto me raivosa. É triste ver o tempo e o dinheiro gasto numa formação. Eu sei que não é garantido hoje em dia nada, e aprender nunca é tempo perdido,

mas não é ridículo, estarmos num país com imensos formados sem emprego na área, e agora as universidades dão bolsas para ingressar nos cursos que não têm gente, só para não ter de fechar cursos? É que é  completamente ridículo na minha opinião. É triste ter um curso que gosto, tenho prazer, tenho vontade de querer saber mais, e não arranjar nada.  É que para além de ser triste não encontrar, é triste o dinheiro que gasto em cartas enviadas para concursos, as horas perdidas a encontrar anúncios e a responder, é triste o gasóleo gasto em deslocações para entrevistas que na maior parte são entrevistas para "encher chouriço". Já fui a uma entrevista que por questões de politica, rivalidade de câmaras e de apelidos queridos na zona, só estive na entrevista para ser gozada, "porque haveriam de por alguém de Viana quando têm alguém melhor de Ponte de Lima". Mas eu entendo, o senhor estava chateado porque a câmara de Viana recusou fazer a final do Cook Off em Viana porque não considerava nem Ponte de Lima nem Arcos de Viana...

O trabalho é escasso, são quinhentos cães a um osso, e o empregador ainda tem gozo em entrevistar, só para passar tempo, quando na verdade já têm quase o candidato escolhido. Como uma entrevista para uma bolsa que fui, não sei porquê quando eles pelo CV (e fazem a avaliação curricular) vêem o que pretendem, então escolhiam logo em vez de chamar as pessoas, para depois na preferida dar mais um valor pela entrevista. Maior parte das vezes que fui recusada, foi por falta de experiência, quando até na maior parte das vezes até tenho uma boa avaliação curricular. Mas como não tenho experiência "Addio, adieu, aufwiedersehen, goodbye". O que se torna num ciclo vicioso, porque se NINGUÈM ME DER A PORRA DA OPORTUNIDADE, como raio vou puder apresentar me a algum lado com experiência?

Depois vem a questão do tenho formação a mais que nem para lojas me querem, sim acontece isso. Nem para administrativa, nem para o raio que parta. Sim estou triste, e sim sei que há soluções, mas por enquanto era um trabalho no curso que tirei porque tenho gosto, sou boa no que faço e quero aprender mais.

E a raiva que me mete mais, é que quem me rejeita nem sabe o que perde. Não é ser convencida, arrogante nem nada do género, mas sei que não encontrariam tão fácil uma pessoa dedicada, empenhada no trabalho, curiosa e organizada, sempre com a cabeça à frente a planificar, e a pensar como diversificar. O que me provoca mais raiva...

Sim estou triste e não posso baixar os braços. Mas hoje o que me apetecia fazer com os braços era apertar uns pescoços... Se existisse uma guerrilha para vingar este país hoje fazia a promessa de ser o lutador número um para limpar este país de inúteis que nem no passado, nem no presente e nem no futuro (porque muda o logo, mas a acção vai dar sempre à mesma coisa...). Culpo me a mim pelas opções tomada, mas também culpo este país porque não dar soluções viáveis, nem fazer planificação correta.

Aqui fica o desabafo de uma raivosa.

Sinceramente,

Sofia G

4 comentários

Comentar post


BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

Mais sobre mim

foto do autor


Some blog design Written by Joana

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Copyright © The Daily Miacis