Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Miacis

De volta aos pinceis

ba1bd25e06f1123bb4bb63eeabc273ed.jpg

Há bastante tempo, anos mesmo, que tenho na minha lista de coisas a fazer tirar cursos relacionados com ilustração e pintura. O meu objetivo mesmo era tirar o curso de ilustração cientifica na Universidade de Aveiro, durante um ano, mas é impossível, porque a distância é bastante, o custo era algum entre custos de viagem, proprinas e material. E a não ser que trabalhasse perto, nunca tentei sequer. Workshops foram aparecendo alguns, maior parte das vezes em fim de semanas que já estava ocupada então, como em quase tudo, vai se adiantando. Fiz um workshop há muitos anos de ilustração cientifica na minha universidade mas um fim de semana para um tema com tanto para se falar e aprender, serve para nada. 

 

Sempre gostei de aguarela, sempre foi do meu estilio de pintura preferido. Adoro como se pinta, o trabalho final o tom da pintura, tem um toque mágico. Mas nunca aprendi o básico como deve ser e embora exista um sem fim de tutoriais na internet não é a mesma coisa que aprender com um professor da área. Por isso quando vi o curso que estou a tirar atirei-me de cabeça. Embora o custo fosse algum porque não é na minha cidade, a verdade é que deixei de pensar um pouco nisso e pensei mais no que me faz bem e no quero. Era ao sabado à tarde não havia impedimento relativamente a horário, então fui. E ainda que resolvi ir. 

 

Ainda só fui a duas aulas, faltam três, mas tem sido espetacular. E nem falo de ambiente nem do pessoal, somos 5 no total quase que nem falamos porque entramos começamos a pintar e saimos, mas somos heterógeneos, sou eu, um rapaz, uma avó com a neta e uma senhora que pintou há muitos anos em acrilico e queria agora voltar a pintar mas com aguarela. Por isso nenhum de nós era expert na matéria logo estamos todos a aprender desde o zero. 

 

E  de facto, é este começar do inicio que me fazia falta. Aprender os básicos, porque como em qualquer área de que vale sabermos como acabar senão sabemos como começar. E na aguarela ainda mais importante é, porque senão sabemos como preparar a folha, como preparar a tinta, as coisas não vão correr bem. Trabalhamos como água e por isso temos que saber trabalhar com água. Saber trabalhar com a mistura de cores, aprendi finalmente a fazer uma aguada sem ficar com linhas de pigmento a arrastar.

 

Já pintei um céu em por de sol e adorei! 

Mas sabem qual é a melhor parte deste curso? Ter o poder de naquele momento em que estou a pintar a minha cabeça desliga: sou só eu, o pincel e o papel. Sabe tão bem.

 

Espero aprender muito com este curso e já ando cheia de vontade pintar! 

Posso não estar a cumprir alguns dos meus objetivos deste ano mas estou a cumprir objetivos de longo termo e que me fazem falta e bem.

 

Sinceramente,

20099812_ua1Qu.png

 

13 comentários

Comentar post


BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

@thedailymiacis

Mais sobre mim

foto do autor


BLOG ON FACEBOOK
Clube Companhia da Tinta's currently-reading book montage
Clube Companhia da Tinta 25 members
As várias vidas que vivemos pelos livros que lemos, é o que nos leva a participar neste clube. Ler bem e bem ler. Blog: https://companhiadatinta.blogs.sapo.pt/ Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/1183466295088711/?source=create_flow

Books we're currently reading

A Senhora da Magia A Senhora da Magia
by Marion Zimmer Bradley
Start date: March 1, 2018

1984 1984
by George Orwell
Start date: March 1, 2018



View this group on Goodreads »

Some blog design Written by Joana

Copyright © The Daily Miacis