Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Miacis

HOME | Abraçar a Compostagem

 

38072166_2288302834531463_7215372360939995136_n.jp 

Sábado acordei com uma pequena surpresa. Faltava pouco para as 10h quanto tocaram na nossa campainha. Era uma menina, a querer falar sobre a compostagem. Nós já tinhamos um compostor, e abri a porta só para lhe mostrar o que já tinhamos, pois advinha de outro projeto em que nos foi oferecido o compostor. 

 

Contudo à medida que ia falando com a menina, apercebi me que o compostor oferecido pela câmara de Viana era melhor, e tinha muitas mais vantagens, a vários níveis, principalmente na que me interessava: era mais rápido a compostar.

 

O compostor, construído com ripas de madeira permitindo mais entrada de ar e água, foi construido pelos meninos da APPACDM de Viana. Cada compostor tem identificado o seu número de construção e quem o construiu, são 7500 no total para serem entregues no distrito de  Viana. Para além do compostor, que tem um tamanho considerável, com uma porta na parte superior e outra na parte inferior para tirar o substrato, oferecem uma peneira, para peneirar o substrato no final, um termómetro, fitas de pH para avaliar a acidez ou alcalinidade do substrato, um balde para colocar os restos orgânicos não cozinhados na cozinha, e um objeto para ajudar a remexer o substrato e o aerificar. 

 

O intuito deste projeto é ao oferecer estes kits, as pessoas reduzirão a quantidade de resíduos orgânicos que tinham de ser levados para os aterros, e assim evitaremos o aumento das taxas de tratamento de resíduos. Ou seja os custos de agora são muitos menores que os custos do futuro. É uma boa forma de primeiro diminuirmos ao lixo que temos, e usá-lo para criar substrato que pode ser usado para a jardinagem. 

 

Só tenho a acrescentar como fico orgulhosa quando vejo uma Câmara como a de Viana a entregar-se a um projeto como este, usando não só o tema sustentabilidade como foco, como utilização de meios multidisciplinares. Que venham mais projetos.

 

E vocês, já fizeram compostagem? 

 

20099812_ua1Qu.png

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    The Daily Miacis 31.07.2018

    E eu acho que deviam fazer o mesmo aqui! Como eu disse à menina que andava a entregar os kits, para explicar às pessoas que o camião da Câmara que faz a recolha dos monstros é grátis, para evitar que as pessoas deitaram colchões, cadeiras e outras coisas que tais para o meio do monte....
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.


    BLOGGER
    Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

    thedailymiacis@gmail.com

    Mais sobre mim

    foto do autor


    Some blog design Written by Joana

    Em destaque no SAPO Blogs
    pub
    Copyright © The Daily Miacis