Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Miacis

Leitores compulsivos: somos poucos?

 

51b35e1afa01c314923dd8884bd383f5.jpg

Um dos muitos dons que os livros têm é de nos colocar a pensar, e colocar em  questão muitas das coisas que já tinhamos como certas. De momento estou a deliciar-me com " The Broken Wheel's readers recommend", e das várias experiências fora da minha zona de conforto que fiz este ano, acho que me tornei uma fã de chick lit. 

 

A personagem principal nesse livro abre uma livraria. E, esse pequeno gesto diz-me muito. Há anos que eu falo de querer abrir uma livraria, com livros novos, livros velhos, confortável, com locais para ler e encontros de clubes literários com mantas, café e scones. E não é só porque é trend agora. Embora numas das minhas teorias da conspiração pense que o marketing está feito para, como nos filmes, temos épocas em que somos inundados várias modas para pegar e mover assim o comércio, a verdade é que por vezes essas modas fazem nos descobrir paixões. Eu já tinha esta paixão há muitos anos, nunca a tinha era refinado tão bem.

Mas a vida arranja-me desculpas, que eu uso facilmente e nunca me debrucei a sério sobre o assunto. 

 

Falava deste meu sonho com o meu namorado, e ele respondeu que, infelizmente, isso já não dá. As livrarias grandes, e online já servem o seu propósito melhor que uma livraria perdida no meio de uma cidade (isto porque eu já não coloco em questão no meio de uma aldeia que na minha cabeça até faria muito mais sentido, alimentar a alma de quem não tem tão fácil acesso).

 

Contudo eu contrapus: para mim como compradora e leitora, faz me falta o atendimento personalizado. Não sentem isso? Hoje em dia com os serviços processados e criados para as vendas serem mais rápidas e facéis, não passamos de um número, de um nome e de uma linha no processamento das vendas. Sinto falta de um atendimento com uma pessoa, que fale comigo. Que me surpreenda, que me dê uma opinião ou uma sugestão. Quando vão comprar um carro, não se sentem mais seguros quando falam com um vendedor que vos sabe explicar para o vosso modo de vida, qual o melhor carro, tendo em conta a motorização, combustivel e acessórios que o carro tenha? Eu sinto falta disso com os livros. Sinto falta de me dizerem se gostas de fantasia porque não ler este autor? E olha saiu este livro está muito bom porque o autor parece mesmo que se inspirou muito neste clássicos da fantasia, etc.

 

Meu namorado respondeu muito prontamente " És a primeira pessoa que ouço dizer isso". Pois ele não fala com muita malta que leia livros, e ele confirmou "porque vocês são um nicho muito pequeno".

 

Seremos? Nós leitores compulsivos que temos necessidades de estar sempre a enchar as nossas prateleiras, somos tão poucos ainda que não fazemos força em termos comerciais? E a falta de personalização nas vendas, está se a torna num luxo, em que só em certas nichos altos é que existe, e que as pessoas pagam? 

 

Não consigo deixar de pensar, que sinto pena. Pena porque estamos a acelerar tanto o nosso modo de vida, que por muito que queiramos ser únicos e diferentes, não nos tornamos nada mais que um número, um dado, uma estatística. E tenho pena, que os livros não tenham o cuidado que deviam ter, nem a força para mover o mundo.

 

Sinceramente,

20099812_ua1Qu.png

 

 

9 comentários

Comentar post


BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

Mais sobre mim

foto do autor


Some blog design Written by Joana

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Copyright © The Daily Miacis