Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Miacis

O que tenho lido #11 + 365 dias com Poirot e Marple

 

27711017_2040177179344031_1220990420_o.jpg 

Este é o segundo livro do desafio 365 dias com Poirot e Marple. É o segundo livro que lemos com o detective Hercule Poirot, intitulado "O crime no campo de golfe" de Agatha Christie, obviamente.

 

Neste livro, tal como o primeiro que já li, é Hastings que faz as descrição da história. Começamos com uma carta que Poirot recebe de um cliente a pedir ajuda. Eles vão logo ao encontro dele, mas como seria de esperar, chegaram tarde. Todo o processo de começar a detectar um culpado inicia-se e Poirot desta vez tem um concorrente no que toca a dedução, um detective francês que até a mim, já  enervava. Poirot começa a fazer questionários à esposa da vitima, depois ao pessoal que trabalhava na casa, ao filho, vizinhos, até que temos tanta informação em mão, que para mim, fico sempre surpreendida como Poirot deduz de uma virgula, o resto da frase.  

Nesta história, a acção é densa porque para além do crime em si que se tem desvendar, existe uma história falsa criada e que é preciso primeiro a resolver para se compreender o que passou. Todos têm uma agenda secundária, mesmo quem quer ajudar. E Poirot, embora um pouco perdido inicialmente, desvenda o autor do crime, e ainda faz de "casamenteiro" pelo caminho. 

Engraçado que neste livro, ao contrário do anterior, adivinhei logo à primeira quem foi, embora tenha ficado depois um pouco indecisa mas, sem saber como, disse que era aquela pessoa logo pela primeira descrição que Poirot que dessa mesma personagem.

 

Confesso que gostei mais deste livro relativamente ao anterior. A mudança de cenários ajudou, Poirot viaja da Inglaterra para França, aí a casa tem vários locais dentro da própria da casa, temos os vizinhos, e histórias de personagens que nos transportam para outros locais, histórias dentro de histórias. Aqui nesta narrativa para além da mentira gerada para deturpar uma acção, temos um crime realizado com base noutro crime já antigo, temos um triângulo amoroso e dois corpos sem ligação. No anterior como só tinhamos o cenário da casa e pouco mais que isso, era quase sempre um pouco mais do mesmo. Hastings, como referi neste também é o narrador e que nos faz sentir bem de certa forma, pois vemos que ele é humano, facilmente liderado por emoções e por isso com a visão ofuscada no que toca a factos.

 

Como sempre, Agatha Christie criou um enredo simples e ao mesmo tempo denso que nos é dificil desvendar à primeira o que se passou. É incrivel! A verdade é que nunca temos os dados todos pois assim seria fácil, mas é complicado perceber o que se passou. Gosto destas leituras pois são leituras fáceis mas que nos preendem pois queremos saber sempre mais para desvender a história. E têm um inicio e um fim demarcados, acabam quase por ser como um conto.

1 de Janeiro de 2018 “ O Misterioso Caso de Styl

Para quem leu: gostaram mais desta história? De quem desconfiavam? Fariam o mesmo que Hastings fez,  mesmo implicando ir contra o Poirot e impedir a resolução de um crime?

 

Sinceramente,

20099812_ua1Qu.png

 


BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

@thedailymiacis

Mais sobre mim

foto do autor


BLOG ON FACEBOOK
Clube Companhia da Tinta's currently-reading book montage
Clube Companhia da Tinta 25 members
As várias vidas que vivemos pelos livros que lemos, é o que nos leva a participar neste clube. Ler bem e bem ler. Blog: https://companhiadatinta.blogs.sapo.pt/ Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/1183466295088711/?source=create_flow

Books we're currently reading

A Senhora da Magia A Senhora da Magia
by Marion Zimmer Bradley
Start date: March 1, 2018

1984 1984
by George Orwell
Start date: March 1, 2018



View this group on Goodreads »

Some blog design Written by Joana

Copyright © The Daily Miacis