Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Miacis

O que tenho lido #12 + 365 dias com Poirot e Marple

28278347_2062127990482283_1941951951_o.jpg

A terceira leitura deste desafio já está completa.  Vou confessar: estava muito empolgada para este livro pois vi várias criticas a dizer que este era o melhor livro da leitora. Não é mau, contudo não o considero muito diferente a ponto de dizer que é o melhor.

 

Resumo:

"Roger Ackroyd sabia de mais. Sabia que a mulher que amava envenenara o primeiro marido, um homem extremamente violento, e suspeitava que ela era vítima de chantagem. Agora, que as trágicas notícias sobre a morte dela apontam para suicídio por overdose, são muitas as perguntas que parecem não ter resposta. 
O perplexo Ackroyd decide investigar, uma decisão que tem consequências inesperadas. Ao deparar-se com as primeiras pistas sobre o caso, Ackroyd transforma-se no novo alvo do criminoso.
O Dr. Sheppard, médico da aldeia, fala então com o vizinho, um detetive reformado que escolhera o campo para passar tranquilamente os seus últimos anos de vida. A escolha não podia ser mais acertada pois o pacato vizinho é nem mais nem menos que o formidável Hercule Poirot..."

 

Como sempre gostei do tipo de narrador. Não sei porquê, tem um toque de elegância e mistério ver a personagem principal descrita pelos olhos de uma terceira. E, neste livro, temos uma mudança porque em vez de ser o amigo de Poirot, Hastings, é uma das personagens do enredo específico deste livro, Dr. Sheppard. Temos uma apresentação do Poirot como um desconhecido numa aldeia tipicamente inglesa em que todos falam da vida de todos, e temos descrições da vida daquela personagem que tinha ligação com todos os suspeitos inclusive uma grande amizade com a vitima. É nos apresentado interacções entre personagens não inteiramente ligadas à investigação per se como acontecia sobre o ponto de vista de Hastings, como por exemplo pequenas cenas entre o Dr Sheppard e a sua irmã, que achei uma personagem muito curiosa e engraçada, uma boa adição a este enredo.

 

Relativamente à premissa inicial, em que não considero este das melhores obras, mesmo tendo em conta o desfecho que sim, apanhou-me muito desprevinida, é porque a fórmula é sempre um pouco de mais o mesmo de Agatha Christie. Vou reformular melhor: eu gosto deste tipo de formúla porque gosto daqueles pequenos detalhes das pequenas acções do dia a dia e de pequenas conversas, em que conseguimos (ou tentamos) encontrar pequenas pontas. Contudo, ao final de algum tempo é sempre demais o mesmo, em que perdemos a conta porque são tantas personagens com tantas razões, e já para não falar, que o ritmo deste livro chega a ser um pouco monótono ao final de algum tempo, O impacto do final, penso que seria o mesmo com o ritmo da acção mais rápido. 

 

Embora seja demasiado irritante o Poirot ser sempre o salvador do dia, admito que ele é uma personagem que nos conquista com as suas pequenas manias. Fico com um sorriso no rosto sempre que ele aparece, e não consigo deixar de imaginar que ele é o David Suchet (sim porque simplesmente o Poirot  do filme " Um crime no expresso do Oriente" não é Poirot e aquele bigode é muito excêntrico).

 

O criminoso deste livro surpreendeu me bastante, contudo, não gostei da atitude do Poirot no desfecho do crime, principalmente a razão que ele dá.

Prontos para o próximo livro? Quem vai ler?

 

1 de Janeiro de 2018 “ O Misterioso Caso de Styl

Sinceramente,

20099812_ua1Qu.png

 


BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

@thedailymiacis

Mais sobre mim

foto do autor


BLOG ON FACEBOOK
Clube Companhia da Tinta's currently-reading book montage
Clube Companhia da Tinta 25 members
As várias vidas que vivemos pelos livros que lemos, é o que nos leva a participar neste clube. Ler bem e bem ler. Blog: https://companhiadatinta.blogs.sapo.pt/ Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/1183466295088711/?source=create_flow

Books we're currently reading

A Senhora da Magia A Senhora da Magia
by Marion Zimmer Bradley
Start date: March 1, 2018

1984 1984
by George Orwell
Start date: March 1, 2018



View this group on Goodreads »

Some blog design Written by Joana

Copyright © The Daily Miacis