Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Miacis

O que tenho lido #15 + 365 dias com Poirot e Marple

29136206_2089244631103952_3237544234600890368_o.jp

Não sei como esqueci-me na planificação  do blog de publicar a review do quarto livro do desafio 365 dias de Poirot e Marple. Logo este livro que apesar das criticas em geral ao livro, gostei bastante.

 

Resumo:

Um desconhecido faz uma visita inesperada a Poirot. A mensagem que então lhe transmite é assustadora e dá conta de uma mortífera rede internacional de crime organizado. Ludibriado por uma falsa missão, o detective é afastado do teatro de operações num momento decisivo. Sem se deixar desencorajar, e decidido a levar a investigação até às últimas consequências, dá por si mergulhado no mundo da intriga internacional, arriscando a própria vida para descobrir a verdade sobre Os Quatro Grandes. Surpreendentemente, vai ser Achille Poirot, o extravagante irmão gémeo do detective, a desempenhar um papel fundamental na solução do caso.

 

Várias criticas a este livro consideram que é um livro mal escrito, que os acontecimentos são "tontos" e é ridiculo pensar o Poirot combater uma organização mundial. Não considero que estejam de todo correto. Sim de facto tem alguns acontecimentos que acontecem rapidamente do nada, mas isso também acontece muitas das vezes nas outras histórias em que o Poirot tira uma conclusão de algo através de um facto que só ele soube até nos ser apresentado naquele momento como uma irmã escondida, etc. Dos vários pontos apresentados acerca deste livro é que de facto o final aparece um pouco abrupto. A história deste livro desenvolve-se ao longo de vários meses, temos uma acção muito lenta desde vários crimes e outros acontecimentos sem muita ligação tirando o facto de estarem ligado aos quatro grandes.  São vários capítulos sem nada acontecer de muito importante, e mesmo quando acontece não ficamos com muita informação, até que chegamos ao final e temos um final muito teatral. 

 

Contudo eu gostei bastante da aproximação deste livro porque deixamos de ter o Poirot sempre confinado a um homicidio e a navegar pelas caras conhecidas da história. Passamos a explorar vários zonas desconhecidas para esta personagem e sempre diferentes, temos intriga, suspense, mistério. Gosto mesmo do facto de parecer um Poirot 007.

 

O narrador neste livro volta a ser Hastings, que regressa da Argentina para estar uns dois meses com Poirot, mas que se transformam em quase um ano. E como sempre Poirot está um pensamento à frente dele, e é algo que eu não gostei deste livro, mais que o final. Usar Hastings como um isco mais que uma vez faz parecer aquela personagem nem como um sidekick, mas como alguém dispensável embora Poirot diga o contrário.

 

Concluindo, no geral gostei, é uma abordagem diferente, em que vários crimes estão relacionados com uma causa superior, e o facto de o melhor detective do mundo que é Poirot conseguir desvendar numa aventura que o colocou em perigo de vida, é interessante.

 

Sinceramente

20099812_ua1Qu.png

 

4 comentários

Comentar post


BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

@thedailymiacis

Mais sobre mim

foto do autor


BLOG ON FACEBOOK
Clube Companhia da Tinta's currently-reading book montage
Clube Companhia da Tinta 25 members
As várias vidas que vivemos pelos livros que lemos, é o que nos leva a participar neste clube. Ler bem e bem ler. Blog: https://companhiadatinta.blogs.sapo.pt/ Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/1183466295088711/?source=create_flow

Books we're currently reading

A Senhora da Magia A Senhora da Magia
by Marion Zimmer Bradley
Start date: March 1, 2018

1984 1984
by George Orwell
Start date: March 1, 2018



View this group on Goodreads »

Some blog design Written by Joana

Copyright © The Daily Miacis