O que tenho lido #19+365 dias com Poirot e Marple
Com algum atraso, devido à dificuldade em arranjar este livro, consegui ler dentro do prazo o livro "Perigo na casa do fundo" de Agatha Christie para o desafio que estou a fazer este ano de 365 dias com Poirot e Marple.
É mais um clássico de um mistério de Poirot. Este e Hastings encontram-se em St. Loo, uma instância de férias, e conhecem uma jovem bonita e descontraída, Nick Buckley. Ficam a saber, em pouco tempo que a jovem já tinha escapado em poucos dias a três situações quase mortais. Poirot fica logo empolgado, e esquece a promessa de que nunca mais investigaria nada. Tenta ajudar jovem. A rodagem dos cenários é bastante semelhante: vários suspeitos com várias razões para tal inclusive inveja, dinheiro ou amor. O final como sempre nos surpreende pois eu, mesmo sendo a segunda vez que leio, não me lembrava quem era o culpado e fiquei surpresa na mesma.
Contudo, não consigo mentir. Fico frustada quando o culpado é aquele suspeito que eliminamos logo no inicio. Sinto quase como um deperdicio de tempo, em que lemos e procuramos alguma lógica e afinal é aquilo que à partida tinha sido descartado.
Voltamos a ter Hasting como narrador, que é uma falha nesta história, pois não sabemos o que aconteceu para ele não estar na Argentina. Não sabemos se volto, se está de férias, nem da sua esposa. Contudo é sempre agradável os dois juntos, pois o Poirot com a sua arrogância está sempre a deitar o Hasting abaixo, este que o ajuda sempre.
Não foi dos livros que mais gostei do ler. Embora tenha o lido muito rápido, não gostei muito nem do mistério nem da história, nem do crime em si. Por isso a minha pontuação não foi muito alta. Que venha a próxima leitura. Quem vai participar? Eu ainda tenho que arranjar o livro.
Sinceramente,