Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Miacis

O que tenho lido #27

35050575_2201177939910620_1676756323280093184_n.jp

A leitura deste livro não foi de todo planeada. Simplesmente tinha acabado todas as leituras e apetecia me ler algo com fantasia e este, que tinha sido oferta nos anos, era escrito por uma portuguesa e sobre história de Portugal chamou-me a atenção e então comecei a ler. E não parei.

 

Resumo:

"A descoberta dos Açores, e todo o mistério e aventura que a envolveu, foi o mote para esta obra em dois volumes de Sandra Carvalho. É uma narrativa que entretece com mestria verdade histórica e ficção, a realidade da sociedade portuguesa do século XV e a fantasia das personagens e dos cenários imaginados pela autora. Neste primeiro volume, que se centra nas histórias de vida dos fidalgos, ganham principal relevância as figuras de Constance, uma nobre inglesa enviada para Portugal para se casar com Gonçalves Vaz, senhor da valiosa herdade de Águas Santas; Nuno Garcia, um corsário implacável; Leonor, fruto ilegítimo da paixão de Constance e de Diogo, o jovem corajoso, protegido de Nuno Garcia e que Constance conhece durante a viagem, Guida, a escrava negra que cresceu com Leonor, e Tomás Rebelo, o fidalgo malévolo que deseja assenhorear-se de Águas Santas. Intriga, ganância, amor, paixão, e uma aura de misticismo, num romance extraordinário."

 

No inicio da leitura estava um pouco apreensiva. Embora tenha adorado a personagem de Constance, achava Leonor e Guida demasiado forçadas, muito cliché talvez para heroínas: a heroína muito simpática, bonita e correta e a amiga do coração rebelde, e com fogo na alma.  Várias das situações eram  demasiadas esperadas como sonhar com um apaixonado, como o problema do casamento, etc. Nos primeiros capítulos achava que a história tinha algo bom para desenvolver mas não estava a usar o seu valor.

 

Contudo à medida que a história evolui, a densidade aumenta. As personagens ganham dimensão, ganham história, ganham personalidade. Ganham profundidade. 

É um pouco como Game of Thrones: temos a história da familia perfeita, que sabemos que têm algum mistério mas que não é muito desenvolvido. Não temos magia e as pessoas nem querem acreditar. Até que todo o cenário é desfeito por um vilão. E que toda a magia explode. Só que aqui temos a história portuguesa como base, temos percepções da nossa história e personagens tipicamente portuguesas. E  o toque da mística ligada aos Açores está lindo. 

 

Este é o primeiro livro das "Crónicas da Terra e do Mar" de Sandra de Carvalho. Agora tenho que ler o livro dois, para saber como acaba a história de Leonor e de Guida.

 

Sinceramente,

20099812_ua1Qu.png

 


BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

@thedailymiacis

Mais sobre mim

foto do autor


BLOG ON FACEBOOK
Clube Companhia da Tinta's currently-reading book montage
Clube Companhia da Tinta 25 members
As várias vidas que vivemos pelos livros que lemos, é o que nos leva a participar neste clube. Ler bem e bem ler. Blog: https://companhiadatinta.blogs.sapo.pt/ Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/1183466295088711/?source=create_flow

Books we're currently reading

A Senhora da Magia A Senhora da Magia
by Marion Zimmer Bradley
Start date: March 1, 2018

1984 1984
by George Orwell
Start date: March 1, 2018



View this group on Goodreads »

Some blog design Written by Joana

Copyright © The Daily Miacis