Poupanças 2018
Como falei no inicio do ano, uma das minhas metas este ano é poupar. E para qualquer meta temos de começar por algum lado. Aqui fica os meus pontos principais.
Ginásio - Tenho uma ginástica relativamente ao ginásio (lol). Pago menos que pagava no anterior mas o que gasto em viagem coloca a coisa menos coisa. É saber fazer bem os calculos para não passar. Estou só a pagar um extra que eu sou não sou muito a favor, que é o serviço de água mas como eu muitas das vezes venho do trabalho a correr e esqueço me da água, para não estar sempre a comprar garrafas pequenas e encher vazia no quarto de banho porque eu não tenho uma Bubble (diariamente não me compensa ter uma), deixei me ficar com esse serviço extra para ter água.
Livros - Tem meses que sou capaz de comprar nada e tem meses que é uma loucura. E altos e baixos, não ajuda na organização e na poupança. Existem vários métodos como a Claúdia que de 5 em 5 que lê da prateleira dela 5 e só depois compra 1, a Mafalda lê 10 por exemplo. Eu será algo do género mas com um budget adicionado. Devido ao projeto 365 dias com Poirot e Marple sei que vou ter comprar no minimo por mês 2 livros porque eu não tinha quase nenhum da Agatha Christie. E como tenho o clube de leitura, tenho também um a comprar de 2 em 2 meses, a não ser que seja um livro que tenha ou posso pedir emprestado. Então o meu budget é 5 livros por mês, e lembrar me de ir a sites de vendas de usados como Awesome Books ou OLX, e com um alfarrabista que conheço. Já sei que na época de feira dos livros vai ser dificil manter este budget mas também são só dois meses.
Saídas - Eu já sou um rato de casa. Não sou de sair muito. Mas este ano quero controlar um pouco mais as despesas nas saídas, até porque com a dieta não posso abusar muito nas comidas, pois tenho de controlar bem. Isto vai um pouco contra o meu objetivo de visitar locais novos, mas tenho de controlar as saidas como jantaradas para conseguir ir a locais novos aqui perto. Jantaradas em casa fica mais saudável e mais em conta certo?
Compras online - foi daquelas coisas que demorei muito tempo a aderir mas agora não quero outra coisal E tenho de controlar. Penso que já tinha mencionado o truque que estou a aplicar. Basicamente, a não ser que seja algo que está em falta para o dia a dia, como por exemplo comida que por vezes mando vir da Prozis, guardo o link e deixo passar um tempo. Se esquecer é porque não me fazia falta. E assim, venço o marketing digital que me anda sempre a tentar para comprar.
Saldos - Tento comprar o que preciso em promoção e saldos. Mas temos que equilibrar as coisas. Porque saldos e promoções muitas vezes fazem nos precisar de certos objetos que não precisavamos. E é assim que gastamos muito dinheiro.
Entradas - Entradas de dinheiro para além das mensais normais são para poupar. O orçamento mensal tem que ser gerido de forma a cobrir tudo.
Extras - Estou a tentar criar uma forma de ganhar algum dinheiro extra. Ainda estou a tentar gerir esta parte pois não sei bem como. Mas vou arranjar forma.
Sinceramente,