Se gostam de Endivias
Imaginação 0 - Preguiça 1x10^infinito
Não tenho "postado" nada é verdade, porque ando um pouco "lisa" de temas para falar.
Podia falar deste tempo bom que está a começar a vir, mas para isso vocês têm olhos para ver e nada melhor que saírem vocês mesmos.
Podia falar da crise económica, mas isso já não é novidade nenhuma, e a quantidade de notícias de desgraças com que somos alvejados todos os dias, já é o suficiente que eu estar para aqui a praguejar porcarias.
No outro dia até me tinha passado um teoria interessante, mas depois esqueci-me de aponta-la e já não me lembro o que era. Quem sabe, não seria a próxima teoria da evolução :P
Mas a verdade, é que já não falo há muito de cozinha. E ontem, almocei um petisco delicioso, principalmente para os que são amantes de gratinados e cozinhados de legumes. A receita é de um livro francês, e foi preparada pelo meu tio, mas aqui deixo a receita para quem quiser experimentar, porque recomendo vigorosamente que é mesmo boooooom!
Endives au jambon (Endivias com Fiambre)
- 8 endivias grandes
- 8 fatias de fiambre grossas
- 120g de manteiga
- 30g de farinha
- 1/2 de leite
- 100 g de Gruyère (um queijo suiço) rapado. Este pode ser substituido por um queijo ao gosto.
- noz moscada
- uma pitada de sal
Tirar as folhas mais de fora das endivias, e o "toco" por assim dizer, e lava-las bem. Coze-las durante 10 minutos em água a ferver com sal, e adicionar um pouco de açúcar. Depois de retira-las deixa-las em cima de um papel absorvente para limpar o excesso de água.
Derreter 40 g de manteiga num tacho e depois colocar aí a dourar as endivias e virá-las de vez em quando. Depois de douradas, retirá-las e enrolar cada endivia numa fatia de fiambre, e depois coloca-las num prato largo de forno, que já esteja previamente barrado com manteiga.
Preparar um béchamel: derreter 80 g de manteiga numa panela. Adicionar a farinha e deixar cozinhar, mexendo com uma colher. Deitar o leite frio, mas pouco a pouco, colocar o sal a gosto e a noz moscada, e depois deixar cozinhar durante 5 minutos sem mexer.
Depois de feito o Béchamel, deitá-lo sobre as endivias que já estão no prato, e de seguida, polvilhar com o queijo rapado consoante o gosto, mas uma vez que o molho e o queijo são bons e necessários para acompanhar bem esta comida, convêm por uma quantidade razoável, pelo menos a tapar todas as endivias. Gratinar no forno a 220º ou mais, durante 10 a 15 minutos. Servir no prato em que foram gratinadas.
Esta foto não é das que foram cá feitas, porque quando cheguei a casa já era tarde e já não havia quase nada. Mas o aspecto era igualzinho.