Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Miacis

Studio Ghibli & Eu

Studio-Ghibli-filme-Hayao-Miyazaki.jpg

Muitos perguntam qual a minha paixão por um boneco cinzento, gordo, mudo, e algumas parecenças com um coelho. Para mim, Totoro, é um epítome do espirito da infância. É aquele acreditar sem ter que factos, é aquele sonhar, é aquela garra de conseguir combater tudo, de encarar cada gesto como uma missão, e todo o mundo de sonhos e esperanças à frente.

 

Sou uma menina que cresceu com a Disney. Conto isto a muitas pessoas, o meu ritual em muitos sábados era: ir de manhã com a mãe às compras para a casa, comprar uma VHS da Disney, chegar a casa ver o "BBC Vida Selvagem" (sim, eu sou fã do sir David Attenburough à muitos anos), almoçar e ver a nova cassete (ou a repetida) à tarde. Sou um bicho de vícios desde muito cedo.

No entanto, se tivesse descoberto Miyazaki e Studio Ghilbli enquanto crescia, talvez tivesse outro impeto, outra força motora, e outra forma de apreciar o mundo. Talvez uma forma mais humilde e não supor que todos os nossos sonhos se vão realizar (a teoria do principe com o cavalo branco).Talvez tivesse começado a apreciar a vida na natureza e no campo como ela é mais cedo, e não queria arranjar uma raposa para ter em casa (sim tive essa fase graças ao único filme que não consegui ver mais que uma vez da Disney).

 

Studio Ghibli, é um estúdio de animação japonesa cujos filmes são preenchidos por aguarelas tão poderosas quanto as suas mensagens. Os seus mestres, como o Miyazaki que é o meu favorito, gera camadas e camadas de mensagens sobre os seus filmes, tão simples e ao mesmo tempo tão complexas. Mas o que mais gosto é o quão puro são os sentimentos que aqueles filmes transmitem. Muitos sei que olham e dizem "mais desenhos animados" mas Studio Ghibli é mais que animação, é uma forma de ver o mundo, é uma forma de sonhar. São pequenos pedaços de sonhos que ganham forma. 

Para mim são aqueles filmes onde vou buscar um pouco de conforto quando me sinto perdida, quando me sinto em baixo, quando me sinto feliz. São aqueles filmes que sabem sempre a bem. 

 

Se nunca viram um filme deste estúdio, aconselho vivamente. Para miúdos e principalmente graúdos (pela violência da pureza das mensagens acerca de coisas que já nos esquecemos), deixo aqui uma lista dos clássicos. Os meus favoritos são principalmente os que são moldados por Miyazaki com a "voz" que Hisashi lhes dá.

 

Tonari no totoro: ( O meu vizinho Totoro)

- Hotaru no Hara ( O Tumulo dos Pirilampos)

- Majo no Takkyubin ( Kiki : a aprendiz de feiticeira)

- Mimi wo sumaseba ( O sussurro do coração)

- Neko no Ongaeshi ( O reino dos gatos)

- Sen to Chihiro no Kamikakushi ( A viagem de Chihiro)

- Howl no Ugoku Shiro ( O Castelo Andante)

- Kokurikko-zaka Kara ( A colina das papoilas)

 

Dos filmes que revejo e vejo deste estúdio. Para quem nunca viu. "O Tumulo dos Pirilampos" é dos filmes de animação mais fortes emocionalmente, é literalmente um murro no estômago, principalmente quando vemos que tem por base uma história real. 

 

Jà conheciam? Estão com curiosidade? Para quem não sabe, Miyazaki foi quem criou cenários e cenas para "Heidi".

 

Sinceramente,

20099812_ua1Qu.png

 

2 comentários

Comentar post


BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

@thedailymiacis

Mais sobre mim

foto do autor


BLOG ON FACEBOOK
Clube Companhia da Tinta's currently-reading book montage
Clube Companhia da Tinta 25 members
As várias vidas que vivemos pelos livros que lemos, é o que nos leva a participar neste clube. Ler bem e bem ler. Blog: https://companhiadatinta.blogs.sapo.pt/ Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/1183466295088711/?source=create_flow

Books we're currently reading

A Senhora da Magia A Senhora da Magia
by Marion Zimmer Bradley
Start date: March 1, 2018

1984 1984
by George Orwell
Start date: March 1, 2018



View this group on Goodreads »

Some blog design Written by Joana

Copyright © The Daily Miacis