Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Miacis

To talk: Químico vs. Natural

Nós mulheres, temos um grande pesadelo no que se trata de cabelo. De uma forma geral, nunca ninguém está contente com o que tem. Eu contra mim falo: o meu cabelo nem é encaracolado nem liso. E o que eu não dava para ele encaracolar. A minha tia já não dirá o mesmo e para ela o que não dava para ter o cabelo liso. E podia continuar aqui com testemunhos de pessoas não contentes com o cabelo que têm.
De forma a lutar com o que a natureza genética nos doou de forma singela, investigamos e investimos em produtos e tratamentos para o nosso cabelo para atingirmos aquilo a que chamamos de "perfeito" do nosso ponto de vista. 
E eis que se coloca aqui a questão do químico vs. natural?
 
Ora bem estamos todos bem cientes (ou deviam estar) que hoje em dia estamos expostos a uma IMENSIDÃO de produtos que nos são nocivos: wi-fi, CFC's, CO2, conservantes, corantes, antibiótivos nas carnes que consumimos, e so on, so on. E se analisarmos bem é muito difícil de fugir.
Mas, e se de um momento para o outro todos nos tivessemos a mesma ideia e ser green? Uma ideia impossível, se metade da população mundial (principalmente a que tem poder económico) tivesse uma atitude bem mais green já seria uma vitória. Mas e se nos lembrassemos todos de consumir só os produtos da terra? Isto, na minha opinião, criaria um cenário catastrófico. Somos 7 mil milhões,  e a Terra não poderia fornecer espaço e comida para toda a gente. 
O mundo sintético no fundo inspira-se no natural. O que ele faz é reproduzir moléculas que há no mundo natural, e melhora-las. A produção de medicamentos em laboratório, foi uma grande revolução para a medicina e para a saúde pública. E todo resto que veio atrás. Ou seja não é de todo o mal. Não digo que sou a favor do sintético e produzido em laboratórios ou empresas. Sou uma defensora do meio termo: a fusão que há de melhor dos dois mundos e balançar.
É uma pouco como a teoria de para quê ilustração cientifica se existe a fotografia? Ora porque a fotografia só vai captar aquele momento daquele espécime que pode não ser de todo representativo da espécie, e não permite fazer diagramas, ou esquemas. Para fazer uma ilustração cientifica é necessário fazer uma investigação que quem vê a ilustração não tem noção. Este exemplo não tem muito a haver com o que estava a falar anteriormente mas é mesmo assim. O produtos naturais são óptimos para o nosso cabelo: são facilmente adquiridos (maior parte é produtos que temos na nossa cozinha), e baratos. E podemos fazer um monte de produtos com um fim diferente mais barato que um produto adquirido numa loja. No entanto, sendo natural é um produto que o seu fim demora a ser atingido, porque não são tão concentrados. E mais, a partir da sua produção tem que na maior parte ser logo utilizado e não se pode fazer então muitas quantidades. De cada vez que se quer utilizar tem que se "cozinhar" o produto. E há fins que os produtos quimicos fazem facilmente e que os naturais muitos não conseguem.
Eu e a Sofia S. ultimamente andamos muitos preocupadas com a questão dos químicos que colocamos, de uma forma ignorante, na nossa cabeça. E devido aos diferentes problemas capilares, fizemos várias pesquisas. Tentamos investigar quais as melhores marcas que não possuem as substâncias que são nocivas a para a nossa saúde e ver quais as abordagens mais naturalisticas que podíamos utilizar. E no fundo o que concluimos é que, e tendo em conta o ritmo de vida que levamos presentemente, tem que ser uma fusão dos dois mundos. Usar os melhores produtos para o nosso cabelo, principalmente quando temos algum problema que tem de ter um tratamento imediato e eficaz, mas amiudamente utilizar produtos naturais.
O que acham? Qual a vossa opinião?
With love,
Sofia G

BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

@thedailymiacis

Mais sobre mim

foto do autor


BLOG ON FACEBOOK
Clube Companhia da Tinta's currently-reading book montage
Clube Companhia da Tinta 25 members
As várias vidas que vivemos pelos livros que lemos, é o que nos leva a participar neste clube. Ler bem e bem ler. Blog: https://companhiadatinta.blogs.sapo.pt/ Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/1183466295088711/?source=create_flow

Books we're currently reading

A Senhora da Magia A Senhora da Magia
by Marion Zimmer Bradley
Start date: March 1, 2018

1984 1984
by George Orwell
Start date: March 1, 2018



View this group on Goodreads »

Some blog design Written by Joana

Copyright © The Daily Miacis