Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Daily Miacis

Viva a Biodiversidade! ( e ao nosso papel de Deus )

Este Domingo, foi o dia Mundial da Biodiversidade. Sim não pus nenhum post no dia mas porque estava impragnada no estudo da biodiversidade (ecologia marinha e bioestatistica ftw!!!! ).  
Ultimamente, e sei que parece um pouco alarmoso uma vez que já estou na área da Biologia há um tempo, mas ultimamente, a biodiversidade tem me chamado muito a atenção, e principalmente, reacendendo a chama e a paixão que tinha pela vida natural que nos rodeia. E até me tenho sentido melhor talvez por causa disso, porque já estava a ficar assustada com a falta de interesse que tinha, quando há poucos anos atrás era mais empreendora, adorava pegar em livros de Zoologia e ler, e ir lá para fora, ver os animais e identificar, ou apanha-los que é o que fazia imenso com as borboletas ( e ainda faço as vezes). Lembro-me de um dia ter apanhado imensas, e te-las liberto no meu quarto. Ficou lindo :) mas depois soltei-as  para fora claro. Sentia-me extasiada com tudo que fosse mundo animal. E como podem imaginar, via os programas da National Geographic que passavam todos os fim de semana na hora de almoço.
[caption id="" align="aligncenter" width="490"] Monarch Butterfly, na época de migração[/caption]
E como não tenho tido muito tempo, e um pouco de falta de imaginação, ponho aqui um video do filme do Rio que mostra um pouco da biodiversidade que existe naquele pedaço de terra do continente Sul Americano, e também, porque só ouvir o "batuque" da música dá vontade de dançar. E mostra bem o lado sujo e mau dos seres humanos, que fazem tudo com um total desrespeito da Natureza, e do suporte que nos permite viver. Portanto, creio que temos começar a pensar que nós se estamos neste planete Terra, foi porque a evolução tal nos permitiu. Somos se calhar um grande expoente da Evolução graças á nossa inteligência, mas isso não nos dá o direito de sermos arrogantes ao ponto de pensarmos que estamos aqui como reis e o resto são plebeus. 
E a verdade, é que por muito que organizações, e acordos, e pactos, e mais estudos cientificos saiam a mostrar que isto vai de mal para pior, as coisas nunca vão mudar enquanto ninguém der o primeiro passo, mas A SEGUIR MILHÔES DE PESSOAS DEREM O MESMO PASSO EM FRENTE! Porque primeiros passos até agora, têm sidos imensos dados, o problema é que são sempre uma pegada sozinha que depois é limpa . Eu penso assim um pouco: se as pessoas pararem um pouco, e forem a net pesquisar um pouco sobre o assunto, mas site fidedignos, lerem artigos cientificos, e aprenderem um pouco, vêm que realmente isto tá mal. Porque uma coisa é eu dar sermões, como outros tanto dão, mas outra coisa é quando se aprende por mérito próprio, e o problema é que o meu medo e quase de certeza vai ser assim, nós espécie humana só vamos mudar de hábitos, quando tivermos que pagar o ar que respiramos (que não tarda vai ser a única forma de valorizamos a biodiversidade) , ou então tivermos que mudar a forma de viver porque o ar está estragado, os terrenos não dão mais comida e o Oceano está sujo.  Como por exemplo, no outro dia tivemos um debate acerca de começarmos a pagar pela biodiversidade como uma forma de darmos valor ao que temos que supostamente é natural e gratuito, mas para acalmar um pouco os estragos. E veio á conversa, uma das pessoas que defendia que devia se pagar, que pagam-se agora pessoas para andar de pincel a polinizar flores , devido á diminuição de um serviço natural que é tão pequeno  e ninguém dá importância mas no entanto é ESSENCIAL. E que ela acha que devia-se deixa o serviço ser feito por si só. É muito lindo, e eu sou totalmente de acordo. Mas agora temo a contavérsia " As abelhas estão a morrer" pois, e porque? Os nossos telemoveis, as nossas TV Cabos, a nossas internet, e todos os sistemas Wirelles ou por qualquer onde que está a interferir com a comunicação que as abelhas realizam entre si, e por isso estão a morrer porque não podem avisar as outras que estão a ser atacado ou há algum perigo á beira. E então que fazemos? Deixar de usar toda a tecnologia? Ou então, já que temos mais que conhecimento para usar tecnologias superiores e mais limpas, criar uma assim?
AAH mas assim deixava-se de usar petróleo, e as petroliferas deixavam de ganhar. Agradecam sff aos Barões do Petróleo, graças ao dinheiro que se criou , virtualmente e fisicamente, temos anos de atraso na pesquisa de energias renováveis, porque uma vez que não lhes interessava perder dinheiro, apostavam em não haver investigaçao nessa área. E sabiam eles que o petróleo era um recurso não renovavel. 
O meu pai diz muito " Andamos agora a brincar a Deus" e é verdade. Participei num debate no qual o meu lado era a favor da fertilização do oceano que basicamente era a favor de se por ferro no Oceano, para aumentar blooms de algas, para que elas façam fotossintese, e assim diminua o CO2 do ambiente. Muito lindo teoricamente, e não digo que com uma grande investigação pela frente se consiga resolver todos os problemas que estão inerente ao bloom, e se faça isso. Mas e que? Como é que vai reagir os ecossistemas? A priori, não se consegue adivinhar. Não há forma, para uma escala tão grande e com milhões de interacções microscópicas a macroscópicas. E como disse a professora e muito bem" Pode ser pior a emenda que o soneto"
E, como sempre algo revoltada, acabo com o video do Rio, para animar e ir estudar. Para a semana falarei do workshop de identificação de Repteis que vai ter uma parta da Serra S. João de Arga que é bonita :)
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ZZ81_Q0lYAM;rel=0&w=425&h=350]
Até á próxima!

1 comentário

Comentar post


BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

@thedailymiacis

Mais sobre mim

foto do autor


BLOG ON FACEBOOK
Clube Companhia da Tinta's currently-reading book montage
Clube Companhia da Tinta 25 members
As várias vidas que vivemos pelos livros que lemos, é o que nos leva a participar neste clube. Ler bem e bem ler. Blog: https://companhiadatinta.blogs.sapo.pt/ Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/1183466295088711/?source=create_flow

Books we're currently reading

A Senhora da Magia A Senhora da Magia
by Marion Zimmer Bradley
Start date: March 1, 2018

1984 1984
by George Orwell
Start date: March 1, 2018



View this group on Goodreads »

Some blog design Written by Joana

Copyright © The Daily Miacis