Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

The Daily Miacis

What a big water bear!

Desde meados de Outubro que ando à pesca dos Tardigrados, literalmente. Ou seja, queimadas e pescas. Mas ultimamente ando com os controlos (os que não são queimados) e digo-vos: é dose! O número mágico do momento é 349 tardigrados para identificar e o número ainda continua a aumentar. Ou seja a seguir desta dose de horas à lupa, vem a dose das horas ao microscópio ligado ao portátil e chaves de identificação (em italiano.. upa upa). Como se diz, quem corre por gosto não cansa. Mas todos sabemos que mesmo que seja aquilo que mais o nosso coração deseja, quando são horas seguidas que requer esforço ou mental ou físico,  cansa. E depois aqueles momentos de frustração como me acontece em que apanho 76 e só monto 55, porque sabe-se lá fugiram....
Contudo, há sempre aqueles momentos em que nos deixam sempre de boca aberta, como na semana passada em que deparei-me com este tardigrado tão grande e tão gordo que até me assustei. O tamanho é tal que na lâmina a olho nu consegue distinguir-se  as patas! E gravei este pequeno vídeo dele a andar.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Bowz-_BFQJM&w=425&h=350]
(P.S.: Não liguem à música de fundo, mas estava com preguiça para editar o filme)
Ou então quando é uma amostra em que tem imensos protozoas e metazoas vivos como este nematode grande que se estava a mexer.
Nematode à esquerda e um Rotifero à direitaNematode à esquerda e um Rotifero à direita
Depois há aqueles que eu fico sempre "uoh" que são os que ainda estão a sair do estado de criptobiose.
Tardigrado no microscópio, a sair do estado de criptobiose.Tardigrado no microscópio, a sair do estado de criptobiose.
Este estado é o que os americanos e ingleses chama de "tun" que é o estado de barril. Realmente quando estão enroladinhos parecem um barril.
Depois tenho imagens como esta para mostrar como é difícil às vezes encontrar os pequenos, que muitas vezes são espécies importantes e que para o meu trabalho os tamanhos também são muito importantes ( Pista: nesta foto tem dois tardigrados)
Find the TardigradesFind the Tardigrades
E é isto a minha semana.
Webgrafia : Swac
Até à próxima!Capture

BLOGGER
Sou a Sofia Gonçalves. 29 anos. Curiosa sem fim, exploradora de livros, advogada de boa comida, gestora de estados ansioliticos, caçadora de sonhos, escriba escrava da palavras da minha cabeça, pajem dos meus animais.

thedailymiacis@gmail.com

@thedailymiacis

Mais sobre mim

foto do autor


BLOG ON FACEBOOK
Clube Companhia da Tinta's currently-reading book montage
Clube Companhia da Tinta 25 members
As várias vidas que vivemos pelos livros que lemos, é o que nos leva a participar neste clube. Ler bem e bem ler. Blog: https://companhiadatinta.blogs.sapo.pt/ Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/1183466295088711/?source=create_flow

Books we're currently reading

A Senhora da Magia A Senhora da Magia
by Marion Zimmer Bradley
Start date: March 1, 2018

1984 1984
by George Orwell
Start date: March 1, 2018



View this group on Goodreads »

Some blog design Written by Joana

Copyright © The Daily Miacis